O pensamento de Paulo Freire – a sua teoria do conhecimento – deve ser entendido no contexto em que surgiu o Nordeste brasileiro, onde, no início da década de 1960, metade de seus 30 milhões de habitantes vivia na “cultura do silêncio”, como ele dizia, isto é, eram analfabetos. Era preciso “dar-lhes a palavra” para que transitassem para a participação na construção de um Brasil que fosse dono de seu próprio destino e que superasse o colonialismo.
GADOTTI, Moacir. Paulo Freire: uma bibliografia. São Paulo: Cortez, 1996.
Com base no texto e os estudos sobre a tendência pedagógica libertadora apontada por Paulo Freire, considere alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
O método de Paulo Freire constitui uma base que revolucionou a alfabetização de crianças nas décadas de 1960 e 1970.
Alternativa 2:
A tendência pedagógica de Freire considera o homem como objeto da história e produto dos processos de ensino e aprendizagem.
Alternativa 3:
Freire, em sua obra, considera que o desenvolvimento dos sujeitos se dá por meio do processo de escolarização e métodos de repetição de conteúdo.
Alternativa 4:
Paulo Freire propôs um método que expôs o antagonismo entre a educação autoritária, que se realizava, e a educação participativa, que se desejava construir.
Alternativa 5:
Os estudos sobre a tendência pedagógica libertadora voltaram-se a educação formal e criação de uma didática para o ensino de todos nas diferentes etapas da Educação Básica.
Anônimo:
MAPA: https://contate.me/me.ajuda
Respostas
respondido por:
12
Resposta:
Alternativa 4
Explicação:
resposta pagina 70
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás