Os processos educacionais no início do século XX eram marcados por uma estrutura educacional precária e de grandes dificuldades pedagógicas.
No início do século passado, houve um crescimento da cidade de São Paulo e de sua industrialização. A escola destacava a importância do aprendizado da civilidade, desde não jogar casca de frutos no chão, até a retirada de veneno de cobra para a produção de soro, o condicionamento dos presos do presídio do Carandiru, etc. Tudo isso é possível ver no filme São Paulo, Sinfonia da Metrópole, de 1929 (disponível no Saiba+).
Ainda no século XX, a Escola Caetano de Campos, atual sede da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, enfrentou diversas dificuldades pedagógicas. Verifique mais sobre essa escola assistindo ao documentário disponível no Saiba+ desta Unidade de Aprendizagem.
Com tudo isso, é possível observar que esse período histórico encarou dificuldades pedagógicas, muitas das quais ainda persistem nos espaços educacionais.
Considerando esses aspectos, imagine que você deverá propor uma aula (sendo o conteúdo programático à sua escolha), considerando o ideário metodológico escola novista. Informe como seria a sua intervenção pedagógica.
Escreva sua resposta no campo abaixo:
Respostas
Resposta:
Resposta:PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
A escola reproduzia o sistema econômico vigente com uma clara segregação educacional (uma escola para ricos e outra escola para pobres), porém a atuação docente, no espaço da sala de aula, ao propor uma intervenção pedagógica que promova a construção do conhecimento, estimula a curiosidade e a busca por novos saberes, fomentando experiências e conclusões a partir do próprio educando.
O educador passa a propor e construir aulas que rompam com as estruturas físicas da sala de aula e do sistema vigente quando estimula o educando a ser protagonista e agente da construção de seu conhecimento.
Intervenções didáticas nas quais o aluno é o centro de um conhecimento e conduz a dinâmica metodológica a ser construída na escola, estão relacionadas aos ideais escolanovistas.
Além do que mencionamos acima, o acadêmico pode propor um planejamento didático que tenha em sua essência as ideias escolanovistas, abrangendo a área de conhecimento de seu interesse.
Em síntese, uma intervenção pedagógica que tenha uma estratégia metodológica que promova o pensar para além o conteúdo, preferencialmente mostrando o seu caráter prático junto ao cotidiano da sociedade.
Explicação: