• Matéria: Física
  • Autor: auzielealmeidadasilv
  • Perguntado 3 anos atrás

Sendo materiais sem sistema de propulsão, porque não caem, imediatamente na terra

Respostas

respondido por: Le27SK
2

Resposta:

A propulsão de foguetes, inclusive desses usados em festas juninas, funciona de modo análogo ao do patinador. A queima do propelente sólido  não depende da atmosfera pois o propelente não necessita de oxigênio atmosférico para produzir uma rápida reação química, com produção de grande quantidade de gás, que projeta o gás em um sentido enquanto o restante do foguete é propulsionado em sentido oposto. E enquanto houver propelente o foguete seguirá propulsionado graças à Terceira Lei de Newton. É importante enfatizar que os fluidos usados nesta propulsão são produzidos pelo material do propelente que ao queimar rapidamente libera uma enorme quantidade de gases.

Para foguetes de baixo desempenho (como por exemplo os construídos com garrafa pet) pode-se utilizar simplesmente um fluido pressurizado (no caso água e ar à alta pressão) que ao escapar rapidamente para o exterior produz o empuxo.

Diversos propelentes são usados nos foguetes espaciais ou naqueles se movem exclusivamente dentro da atmosfera terrestre. O que há em comum em todos os propelentes é o fato de que prescindem da atmosfera para funcionarem. Vide Arma de fogo pode disparar em ausência de oxigênio e gravidade? Outra forma de propulsão encontramos nos aviões a hélice ou mesmo com turbinas a jato. Neste caso a atmosfera é imprescindível, seja para a queima do combustível, seja porque o fluxo de fluido que os propulsiona é constituído em parte ou totalmente pela  atmosfera.

Explicação:

O  empuxo que sustenta a aeronave também é consequência da ação da atmosfera sobre as asas.

Perguntas similares