Entre os principais aspectos de mudança no tratamento aos adolescentes está a passagem de uma etapa de alienação e desconhecimento para outra de reconhecimento e criação de identidades próprias. Nesse sentido, atualmente a adolescência adquire certa legitimidade da qual anteriormente carecia. É provável que a escola deva considerar essa mutação sócio-histórica, isto é, deva considerar o papel antes alienado que o adolescente cumpria para o de protagonista potencial.
Considerando o enunciado acima, assinale a alternativa correta.
a.
A adolescência no cenário contemporâneo opõem-se ao seu protagonismo e suas próprias representações sociais positivas, adquirindo melhores expressões desse período de transformações.
b.
A adolescência no cenário contemporâneo deixa de reconhecer seu protagonismo e suas próprias representações sociais positivas, adquirindo melhores expressões desse período de transformações.
c.
A adolescência no cenário contemporâneo necessita de referências e representações sociais positivas, buscando sua aprovação, e reforça a ideia de crise, assim como de instabilidade ou turbulência inerentes a essa fase.
d.
A adolescência no cenário contemporâneo passa a ser repleta de significados, protagonismo e cultura própria, abstendo-se de seu próprio sentido simbólico e representatividade específica, situada em um papel ativo até a fase adulta.
e.
A adolescência no cenário contemporâneo passa a ser repleta de significados, protagonismo e cultura própria, adquirindo seu próprio sentido simbólico e representatividade específica, situada em um papel ativo até a fase adulta.
Respostas
Resposta:
B.
A adolescência no cenário contemporâneo passa a ser repleta de significados, protagonismo e cultura própria, adquirindo seu próprio sentido simbólico e representatividade específica, situada em um papel ativo até a fase adulta.
Explicação:
Se antes o período da adolescência necessitava de referências e representações sociais positivas, quando avaliado pela perspectiva mais contemporânea o período adquire seu próprio sentido simbólico. Com isso, a ideia de crise, assim como de instabilidade ou turbulência, talvez não seja mais a melhor expressão para referir esse período de transformações. O adolescente destaca sua aprovação e apresenta representatividade específica. Dessa forma, caminhamos para a afirmação de que a adolescência corresponde a uma etapa do desenvolvimento do sujeito, mas sem deixar de lado a constatação de que o adolescente encontra-se agora situado, não mais lhe restando o papel passivo e alienado, até o momento de sua fase adulta. Agora, trata-se de uma parte da vida repleta de significados, protagonismo e produção própria de cultura.