Crescimento e desenvolvimento econômico são termos bem comuns quando o assunto é economia. No entanto, é importante ressaltar que crescimento é diferente de desenvolvimento. Enquanto o crescimento econômico significa que durante um ou vários períodos, ocorreu um aumento sustentado de uma unidade econômica, o desenvolvimento econômico vai além, impactando diretamente a qualidade de vida das pessoas e a sociedade em geral.
[...] Qual a diferença entre crescimento e desenvolvimento econômico?
Apesar de muitas vezes serem citados juntos numa mesma frase, crescimento e desenvolvimento econômico tem algumas diferenças bem evidentes. Crescimento é quando a produção quantitativa cresceu, gerando enriquecimento, mas sem necessariamente afetar a melhoria das condições de vida da sociedade. Como já citado, é possível medir isso através do Produto Interno Bruto (PIB) por exemplo. Já o desenvolvimento econômico afeta a qualidade de vida da sociedade e é possível medir por meio de indicadores como a educação, saúde, renda, pobreza, entre outros. Atualmente o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é o índice mais explorado para realizar comparações de desenvolvimento de diferentes economias e períodos.
É um erro muito comum associar crescimento com desenvolvimento, uma vez que enquanto o primeiro diz respeito a variáveis unicamente econômicas, o segundo é de ordem social, indicando uma melhoria em termos de qualidade de vida da população. Nesse contexto, existem alguns fatores que impactam negativamente o desenvolvimento dos países. Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo:
I. Pouca diversidade em bases produtivas, ausência de instituições e capital humano desqualificado.
II. Ausência de uma base de ideias voltadas para o desenvolvimento e inexistência de políticas de distribuição de renda.
III. Excesso de recursos naturais, falta de instituições e elites dominantes que não se preocupam com os mais pobres.
IV. Inexistência de progresso tecnológico, base produtiva diversificada e a presença de uma elite despreocupada com os mais carentes.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
II e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Anônimo:
Tem interesse? me chame aqui ( TRINTA E QUATRO ) NOVE OITO OITO ZERO NOVE - NOVE DOIS ZERO TRES.
Respostas
respondido por:
9
Resposta:
alternativa 3
I e III
Explicação:
livro página 128
respondido por:
12
Resposta:
Para mim a resposta correta é alternativa II: I e II, apenas
Explicação:
Na página 110 do livro cita que a escassez de recursos naturais é um dos fatores e não "excesso" dito na questão III.
Cita também a Falta de diversificação da base produtiva e na questão IV, diz que "base produtiva diversificada". Se estivesse escrito Falta base produtiva diversificada, estaria certo, mas não é o caso.
Então, para mim, a III e IV estão erradas nestes pontos apenas.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás