• Matéria: Português
  • Autor: Meliodas1000
  • Perguntado 3 anos atrás

Genteeee, alguém pode me ajudar?

O conto da mentira
Todo dia Felipe inventava uma mentira. "Mãe, a vovó tá no telefone!". A mãe largava a louça na pia e corria até a sala. Encontrava o telefone mudo. O garoto havia inventado morte do cachorro, nota dez em matemática, gol de cabeça em campeonato de rua. A mãe tentava assustá-lo: "Seu nariz vai ficar igual ao do Pinóquio!". Felipe ria na cara dela: "Quem tá mentindo é você! Não existe gente de madeira!". O pai de Felipe também conversa com ele: "Um dia você contará uma verdade e ninguém acreditará!" Felipe ficava pensativo. Mas, no dia seguinte. Então, aconteceu o que seu pai alertara. Felipe assistia a um programa na TV. A apresentadora ligou para o número do telefone da casa dele. Felipe tinha sido sorteado. O prêmio era uma bicicleta: "É verdade, mãe! A moça quer falar com você no telefone pra combinar a entrega da bicicleta." "É verdade!". A mãe de Felipe fingiu não ouvir. Continuou preparando o jantarem silêncio. Resultado: Felipe deixou de ganhar o prêmio. Então ele começou a reduzir suas mentiras. Até que um dia deixou de contá-las. Bem, Felipe cresceu e tornou-se um escritor. Voltou a criar histórias. Agora sem culpa e sem medo. No momento está escrevendo um conto. É a história de um menino que deixa de ganhar uma bicicleta porque mentia.


1- O assunto central do conto é:

a) as mentiras.
b) as verdades.
c) as invenções.
d) as conversas.

2 - Em: "Quem tá mentindo é você!" a palavra que está sublinhada no trecho é que tipo de linguagem (formal ou informal)?

a) linguagem formal também chamada de "culta" está pautada no uso correto das normas gramaticais bem como na pronúncia correta das palavras. É também a variedade linguística de maior prestígio social, pois segue rigorosamente às normas gramaticais.

b) linguagem informal ou coloquial representa a linguagem cotidiana, ou seja, trata-se de uma linguagem espontânea, regionalista e despreocupada com as normas gramaticais. Na linguagem informal pode-se utilizar gírias e palavras que na linguagem formal não estão registradas ou têm outros significados.

3- De acordo com o texto que você leu o narrador é:

a) narrador observador, apresenta um texto narrado em 3ª pessoa (ele, eles). É determinado por um narrador que conhece a história e por isso, recebe o nome de "observador".
b) narrador onisciente, deve-se atentar ao conceito da palavra onisciente, a qual significa "aquele que sabe de tudo". Dito isso, como foco narrativo, o narrador onisciente é aquele que conhece toda a história.
c) narrador personagem que é um dos personagens da história (protagonista ou coadjuvante). Nesse caso, a história é narrada em 1ª pessoa do singular ou do plural (eu, nós).
d) narrador em 4ª pessoa, que é o autor do texto.​

Respostas

respondido por: pietrooj5
0

Resposta:

1. (B) deixou de ganhar uma bicicleta.

2. (D) Felipe.

3. (C) torna-se um escritor e volta a criar histórias.

4. (D) mentir.

5. (B) 4, 2, 3, 1.

6. (B) marcar a fala dos personagens.

7. (A) falada entre familiares e amigos.

8. (C) Ao filho.

9. (B) diminuir.

10. (A) as mentiras.

11. a) Refere ao “garoto Felipe”.

b) Refere-se à “mãe”.

c) Refere-se à “apresentadora de TV”.

d) Refere-se às “mentiras”.

12. (B) num escritor.

13. O fato de Felipe, quando criança, não ter ganhado a bicicleta, em consequência de suas mentiras, fez com que

reduzisse e até parasse de contá-las. Porém, agora, adulto, pode criar histórias sem medo e sem receio, visto que

faz parte de sua profissão: escritor.

14. (A) continuava contando mentiras.

15. (C) a imaginação.

16. (D) A mãe largava a louça na pia e corria até a sala, porém encontrava o telefone mudo.

17. (D) incompreensão e irritação.

18. (B) Felipe se arrependeu de contar mentiras, mas Hector não vê problema algum nelas.


Meliodas1000: Não entendi, pd explicar?
respondido por: manuelaquintino89
1

Resposta:

1. (B) deixou de ganhar uma bicicleta.

2. (D) Felipe.

3. (C) torna-se um escritor e volta a criar histórias.

Explicação:

1. Felipe vivia mentindo e por isso, quando contou uma verdade, ninguém acreditou e ele deixou de ganhar a bicicleta.

3. O narrador era Felipe, pois diz: 'Bem, Felipe cresceu e tornou-se um escritor. Voltou a criar histórias. Agora sem culpa e sem medo. No momento está escrevendo um conto. É a história de um menino que deixa de ganhar uma bicicleta porque mentia.'''



Meliodas1000: As respostas que você falou não tem a ver com as alternativas acima
Perguntas similares