No brasil, a estrutura social marcada pelo paternalismo, ainda que tenha evoluído para certo aristocracismo político, permitiu a democratização das relações raciais. A nesse respeiro considerando o pensamento de Gilberto Freyre, assinale a opção correta.
Respostas
Resposta:
D) Para Freyre, as relações entre brancos e negros sempre foram íntimas, carregadas de afeições, ainda que às vezes violentas e brutais.
Explicação:
Freyre, ao contrário, rejeitou as hierarquias entre as raças e encarou a mestiçagem como fator favorável em si, que teria dado origem a uma sociedade superior às suas matrizes originais, no seio da qual as contribuições das três raças fundadoras (índios, brancos e negros) se complementariam positivamente. O abandono das teses racialistas, sob influência da antropologia culturalista de Franz Boas, foi assinalado pelo próprio Freyre no prefácio à primeira edição de Casa-grande & senzala: "Aprendi a considerar fundamental a diferença entre raça e cultura; a discriminar entre os efeitos de relações puramente genéticas e os de influências sociais, de herança cultural e de meio" (Freyre, 1984: LVII-LVIII)