“É nos marcos da superação da grande crise e da Segunda Guerra Mundial que o fordismo passou a ser regulado pelo keynesianismo, dando então suporte a uma ordem internacional estável, liderada pelos EUA. Neste sentido, a Guerra Fria constituiu uma era de hegemonia norte-americana, ou Pax Americana”.
VIZENTINI, Paulo Fagundes. A vida após a morte - breve história do presente pós-fim da história, p. 4. IN: Revista Tempo, Rio de Janeiro, nº 16, pp. 35-57.
Com relação ao contexto econômico pós-Segunda Guerra Mundial, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
Respostas
Resposta:
Alternativa 3:
Desde os anos 1970, com a articulação da III Revolução Industrial e seu paradigma científico-tecnológico, inicia-se o processo de desgaste da hegemonia norte-americana.
Explicação:
Resposta:Alternativa c.
Explicação:
No contexto de guerra fria é correto afirmar que com a III revolução industrial nos anos 70 houve um desgaste da hegemonia dos Estados Unidos.
A revolução informativa e o fim da guerra fria.
A guerra fria foi um período de grande rivalidade entre modelos econômicos. Como sabemos o capitalismo e o comunismo de EUA e URSS se estabeleceram como parâmetros para os apoiadores de ambos os países, que exerciam também o domínio bélico do conflito e o mundo vivia sob uma ameaça de guerra nuclear. Contudo no campo econômico a terceira revolução industrial teve início na implementação da robótica e o desenvolvimento da indústria da informática e isso causou uma queda da hegemonia dos Estados Unidos.
Isso é citado no livro referenciado na questão.
Essa quebra de hegemonia é na verdade uma vitória da globalização capitalista. Com o surgimento de novas potências capitalistas na Ásia e na Europa geram uma reformulação internacional que culmina com a queda da URSS e fim da guerra fria. Espero ter ajudado;).