Respostas
resposta:
1. Metafísica
Com origem no grego metà, ou “além de” e physis, que significa natureza ou física, a metafísica ou ontologia propõe o estudo daquilo que está além da física ou da existência terrena, a realidade sobre o ser, o indivíduo e aquilo que está além do mundo concreto.
Os debates metafísicos foram inaugurados pelo filósofo Parmênides de Eleia. Ao contrário de muitos de seus contemporâneos filósofos, Parmênides deixou de lado o pensamento e cogitações sobre a formação do universo e das coisas e preferiu concentrar o seu pensamento no conceito de ser. Para ele, as mudanças são ilusões: o único referencial imutável é o ser – a testemunha dessas mudanças.
2. Ética
Ética vem do grego ethos (modo de ser) e é um ramo da filosofia mais presente na vida da maioria dos profissionais. Praticamente todas as profissões possuem um código de ética e deontologia, a partir do qual os profissionais dessa área definem a sua conduta. No contexto social e filosófico, a ética estuda os valores e a moral que compõem uma sociedade.
A ética discute, no âmbito filosófico, a complexidade do certo e do errado, assim como a contextualização desses conceitos. A noção de certo e errado varia conforme o contexto, o momento histórico, a condição dos envolvidos e, como citado, a prática de cada profissão.
O filósofo Sócrates é conhecido como o primeiro a discutir a problemática da conduta de maneira frontal, mas o problema da ética não surgiu com ele – elementos pré-socráticos estão presentes até hoje na deontologia.