a)Como era visto para o governo um imigrante europeu?
b)Como era visto para o governo os indígenas?
c)O que os soldados estadunidenses faziam os índios?
d)Como os povos indígenas passaram a viver após a invasão de suas terras?
Respostas
Resposta:
A) Uma das primeiras alternativas lançadas para o impasse governamental foi o chamado tráfico interprovincial de escravos.
Essa prática foi responsável pelo deslocamento de aproximadamente 200 mil escravos pelo território brasileiro. Contudo, essa solução logo se mostrou ineficaz com a crescente expansão das lavouras de café. Em pouco tempo, a grande demanda por escravos acabou os transformando em uma mercadoria de alto valor que encurtava o lucro dos cafeicultores. Dessa forma, o emprego da mão de obra imigrante europeia se transformou na alternativa mais barata e viável.
B) Em 1910, após a proclamação da República em 1889, foi aplicado no país o Serviço de Proteção ao Índio, tratava-se de um órgão público que marcou o início da responsabilização do Estado brasileiro com a questão indígena.
O seu objetivo era proteger a população indígena do país, por meio de políticas que ficaram conhecidas como políticas indigenistas.
Posteriormente, com a implementação da Constituição de 1934, novos direitos indígenas foram aplicados. Foi a primeira Constituição a reconhecer aos indígenas o respeito à posse das terras permanentemente ocupadas por eles.
C) A imagem dos índios nativos americanos transmitida pelos media só há poucos anos os separou do estereótipo de “selvagens incivilizados” e os passou a retratar como povos de culturas ricas. Numa tentativa de homenagear os povos nativos à América do Norte, este artigo destaca as práticas culturais da tribo dos Sioux e contextualiza acerca das políticas governamentais dos Estados Unidos para “civilizar” os povos nativos. A preservação das tradições dos povos é de suma importância, não só no âmbito dos Estudos Culturais, mas porque se trata de culturas ricas pertencentes à história da humanidade.
D) Em 1500, os portugueses desembarcaram no “Novo Mundo”, a América, tomando posse das terras.
Alguns historiadores chamaram o primeiro contaCto entre portugueses e os povos indígenas de “encontro de culturas”, como uma tentativa equivocada de amenizar as péssimas relações que foram mantidas, desde o começo.
Na realidade, desde o início do processo de colonização portuguesa houve “desencontro de culturas”, que correspondeu a um processo de extermínio e submissão dos indígenas – tanto por meio dos conflitos com os portugueses quanto pelas doenças trazidas por estes, como a gripe, a tuberculose e a sífilis.
Desde então, a história dos povos indígenas é marcada pela brutalidade, escravidão, violência, doenças e genocídio.
Explicação: