Respostas
De uma forma geral, não existem regras específicas. Os corredores dão início a prova juntos e o que chegar à linha de chegada primeiro é o vencedor em todas essas modalidades.
Para esse tipo de prova, devemos destacar a importância dos músculos de fibras do tipo II, que são os mais necessários para provas que exigem o esforço explosivo e curto por parte do indivíduo, quase que sem consumir oxigênio.
Durante a aceleração, as mulheres chegam a média de 4,8 passos por segundo, e os homens, 4,6. A velocidade máxima, na mesma ordem, seria de 40 quilômetros por hora e 43 para o gênero masculino.
Caso o corredor acabe queimando a largada, a prova começa novamente. Porém, se essa ação for repetida, o indivíduo logo é eliminado.
Uma curiosidade interessante é que nas provas de 100 e 200 metros, quando o vento chega a ultrapassar 2 m por segundo, a prova e seu resultado ainda é válido, mesmo que o recorde do indivíduo não seja mais considerado já que o vento pode ter contribuído demais para o resultado.