• Matéria: Ed. Moral
  • Autor: LanyMell
  • Perguntado 3 anos atrás

Desde os reformadores, a educação cristã tem sido o centro da atividade e expansão das igrejas protestantes. Os convertidos ao protestantismo eram educados, inclusive secularmente, para que a Bíblia, enquanto a máxima da vida cristã, pudesse ser entendida. E por entendimento se buscava, na realidade, a vivência dos valores e da ética cristã. Nos dias atuais a educação cristã no âmbito da igreja está sendo criticada por teólogos e teólogas por ter perdido o seu caráter de práxis comunitária. Como exposição argumentativa dessa crítica, a autora do livro didático, Gabrielle Greggersen, faz uma comparação entre o tipo de educação que é dada nas igrejas atualmente e a comparação com o método de Paulo Freire, mostrando a importância desse filósofo para uma prática educadora nas igrejas (GREGGERSEN, Gabrielle. Educação Cristã e Ensino Religioso, Unidade 5, p. 217).

Diante disso e a partir da leitura das páginas 206 a 217 do livro da disciplina:
a) Descreva dois pontos de diálogo entre proposta de Paulo Freire e a vida cristã, explique como se dá tal relação, e
b) Exemplifique dois pontos que merecem mais cuidado a partir da perspectiva cristã no uso da proposta de Paulo Freire para a Educação Cristã.

Anexos:

Anônimo: ATIVIDADE ORIGINAL, SEM QUALQUER TIPO DE CÓPIA (4️⃣4️⃣)9️⃣.9️⃣8️⃣1️⃣4️⃣-1️⃣4️⃣9️⃣5️⃣
Anônimo: ATIVIDADE ORIGINAL, SEM QUALQUER TIPO DE CÓPIA (4️⃣4️⃣)9️⃣.9️⃣8️⃣1️⃣4️⃣-1️⃣4️⃣9️⃣5️⃣.

Respostas

respondido por: BrenoSousaOliveira
2

A) Tanto a religião Cristã como Paulo Freire falam de ética e amor.

B) O uso da ética e da compaixão são princípios Cristãos a serem utilizados na educação.

Fé Cristã e ética

A fé Cristã é um princípio baseado em dois pilares: A ressurreição de Cristo e o seu amor! Sem esses dois princípios não há religião Cristã. Nesse sentido Paulo Freire (Patrono da educação brasileira) retira a essência dessa ética e tenta fundamentá-las na educação.

A) A vida Cristã tem como objetivo viver a compaixão de forma prática, entregando o máximo de si em prol do outro. Paulo freire defende que nós como seres construtivos e sociais, devemos nos entregar ao máximo para ajudarmos ao nosso próximo. A essência desse pensamento era então o amor.

B) A ética como base desse pensamento era a essência de tudo, pois a ética sendo a estrutura de valores que nos permitiam afirmar o que era correto ou não, nos ajudava a estabelecer aquilo que poderíamos fazer ou não na educação.

Para saber mais sobre a fé Cristã, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/39295297

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares