1) Numa particula estão aplicadas apenas duas forças, de intensidades iguais a 6N e 8N, espectivamente. Determine a intensidade da resultante sabendo elas têm mesma direção e mesmo sentido. Diga também qual a resultante quando os sentidos são opostos.
Respostas
Resposta: A intensidade da resultante dessas forças em mesma direção e sentido é de 14 Newtons.
Já a intensidade das mesmas em sentidos opostos, é de 2 Newtons.
Explicação:
Primeiramente, precisamos entender que estamos trabalhando com uma grandeza vetorial. Trazendo a um exemplo simples e metafórico, imagine um vetor como uma seta. Ela sempre aponta para uma direção, indicando um sentido.
Trazendo isso para o exercício, além de saber o valor da intensidade da força aplicada, temos que saber também a direção e o sentido em que elas estão sendo aplicadas.
Supondo que você esteja empurrando um móvel em sua casa, você está exercendo toda sua força para movê-lo de um lugar para o outro, se chega alguém e te ajuda a empurra-lo, esse alguem está exercendo a força a seu favor, como vocês dois estão tentando arrastar o móvel, vocês dois estão exercendo forças de mesma direção e sendido para mover o objeto.
Trazendo este exemplo mais pra dentro da física, supomos que a força que você está aplicando no móvel com intuíto de movê-lo, seja de 100N, e chega seu amigo e te ajuda com a força dele de mais 100N, a resultante da intensidade dessas forças vai ser de 200N, pois vocês estão exercendo forças de mesma direção e sentido.
No contrário, se você exerce sua força de 100N sobre o objeto para movê-lo para frente, e seu amigo chega com 100N para movê-lo para trás, a resultante dessas forças será zero. Pois você está exercendo 100 Newtons para frente e seu amigo está exercendo 100 Newtons para trás, direção e sentidos opostos, uma força anulará a outra.
No exercício não é diferente, se em uma partícula está sendo aplicado uma força de 6N, e outra de 8N, em mesma direção e sentido, essas forças irão se juntar para empurrar a partícula.
Já na segunda preposição do exercício, deve-se calcular a resultante dessas forças caso os sentidos sejam opostos. Uma força está sendo aplicada sobre a partícula para empurra-la a um sentido, e ai chega outra para empurra-la ao sentido oposto. Logo, uma força anulará a outra. Sabendo disso, basta fazer a subtração das forças:
Para um melhor domínio sobre força resultante, veja outra pergunta similar:
https://brainly.com.br/tarefa/963502