Da informalidade empresarial para a formalidade.
Abertura de novas empresas bate recorde no Brasil
Foram abertas 1,4 milhão de empresas entre maio e agosto deste ano no país
O Brasil registrou um número recorde de 1,4 milhão de empresas abertas entre maio e agosto de 2021, segundo o Boletim do Mapa de Empresas do Ministério da Economia, que considera série histórica iniciada em 2011. O número representa um aumento de 1,9% em relação ao quadrimestre anterior, e de 26,5% em relação ao mesmo período do ano passado.
No estado de São Paulo, o cenário também é positivo. De janeiro a outubro deste ano, foram 236 mil novos empreendimentos registrados. O resultado desses 10 meses já é maior que o recorde anual anterior, de 2019. O resultado isolado de outubro é o melhor para o mês na série histórica iniciada em 1998. O estado do Acre foi o que apresentou o maior crescimento percentual de empresas abertas entre maio e agosto deste ano, com aumento de 26,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Por outro lado, o estado do Sergipe registrou a maior queda: 2,8% em relação ao primeiro quadrimestre de 2021.
À CNN, Luciano Salamacha, professor da FGV, disse que a pandemia fez muitas pessoas buscarem mecanismos de renda complementar, entre elas, o microempreendedorismo. Na medida que a população está conseguindo retomar sua atividade social fora de casa, os empreendedores buscam regularizar seus negócios, já que, antes, havia apenas possibilidade de delivery. Para ele, o efeito principal é a regulação e profissionalização de muitos empreendedores que nascerão por conta da pandemia.
Existem dois tipos de empreendedorismo “por necessidade e por oportunidade”. Para um empreendedor iniciar as suas atividades vários fatores que o motivaram. E uma das causas que mais comum é a necessidade de aumentar a renda, que se classifica no “empreendedorismo por necessidade”. O “empreendedorismo por oportunidade” é aquele em que o empreendedor identifica uma oportunidade no mercado, faz um plano de negócio e analisa a viabilidade do empreendimento, não existe a necessidade urgente de aumentar a receita do investidor.
Segundo o relatório da GEM 2020, o tipo de empreendedorismo que mais aumentou no Brasil entre os empreendedores iniciais foi o “por necessidade”, o salto foi de 37,5% para 50,4%. Esse resultado segundo os entrevistadores (82%) acontece porque começar um negócio era a melhor alternativa para conseguir uma renda comparados aos empregos que estão escassos.
Muitos empreendedores iniciam as suas atividades na informalidade e com o passar do tempo percebem a importância de se formalizarem. Pensando nesses donos de empresas que desejam sair da informalidade você terá a função de auxiliá-los nessa empreitada.
Etapa 1
Com o passar do tempo os empreendedores que começaram as suas empresas na informalidade perceberam que estrategicamente não foi um bom negócio, porque além de não poder emitir notas, e de estar ilegal e de correr risco de multas ou advertências perante as instituições reguladoras, o outro problema é a dificuldade em negociar com fornecedores e clientes. Portanto, quais tipos de soluções você apresentaria para os problemas abaixo:
• Realizar o planejamento estratégico é pensar e agir a longo prazo. Para um bom planejamento é preciso definir a visão que se deseja atingir no futuro e determinar as ações para alcançá- lo. Desse modo quais são os problemas que existem em relação as empresas informais que desejam crescer?
• Quando o negócio está consolidado e formalizado, as oportunidades podem ser aproveitadas, quais estratégias genéricas de competição você utilizaria e por quê?
• As estratégias de construção são bastante utilizadas em mercados em expansão, as ações podem ser focadas em ampliação de mercado e/ou conquista de participação de mercado. Qual estratégia você utilizaria pós formalização da empresa? Justifique.
Etapa 2
A mudança ambiental é o principal evento dos ajustes na estrutura organizacional, então, “diferentes ambientes levam as empresas a adotar diferentes estratégias”, as quais exigem estruturas organizacionais diferentes. Dessa forma, a estratégia define a estrutura organizacional (CHIAVENATO, 2014, p. 503). Por isso, pensando nos donos de empresas que desejam sair da informalidade e no planejamento estratégico desenvolvido:
• Utilize a Teoria Contingencial para explicar como o novo contexto da empresa e suas características situacionais impactam as ações administrativas a fim de obter resultados organizacionais.
• A abordagem contingencial pressupõe a existência de dois tipos de organizações: mecanísticas (mecanicistas) e orgânicas. Exemplifique cada um desses modelos utilizando um exemplo de um novo empreendimento, (essas empresas podem ser fictícias ou reais, desde que os exemplos sejam apresentados e contextualizados na prática).
Respostas
Resposta:
Bom dia, boa tarde, boa noite. Tudo bem com vocês, esperamos que sim, fechamento de semestre né? Correria, sabemos bem como que é. Este trabalho temos corrigido com conceito nota máxima e muitos outros trabalhos corrigidos com conceito nota máxima, com pouco mais de uma década de experiência no mercado pode trazer excelência em Portfolios. Com uma atenção e dedicação a nossos clientes e amigos trazemos a melhor experiência em consultoria, aqui seu conceito é nosso compromisso vamos conversar 66996945762.
Explicação:
Venho através deste informar que prestamos Serviço de consultoria e acessória acadêmica em Portfolios de Ciências Contábeis, Administração, Economia, Engenharia Civil entre outros cursos da universidade Unopar Anhanguera. Trabalhos corrigidos, sempre buscamos o conceito nota máxima. Contato (66) 9.9694-5762. Mais de uma década prestando serviços com mais de 99% de aprovação em trabalhos acadêmicos.