• Matéria: Ed. Técnica
  • Autor: engrenagemdigitalbr
  • Perguntado 3 anos atrás

MÁQUINAS TÉRMICAS:

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, o número de carros produzidos no Brasil aumentou consideravelmente nos últimos 10 anos. Devido ao clima do Brasil, uma parcela significativa dos carros vendidos estão equipados com sistemas de condicionamento de ar. Além disso, o transporte refrigerado de cargas refrigeradas tem elevada importância econômica e busca suprir as necessidades de diferentes mercados dentros das diretrizes de qualidade e segurança alimentar.

O sistema de climatização para aplicações automotivas tem caracteristicas particulares e varia de acordo com vários fatores. No entanto, o sistema de climatização deve ser projetado para funcionar sob as mais diversas condições e propiciar o conforto térmico com o menor consumo de energia.

a) De forma a entender melhor o projeto do sistema de climatização veicular, faça uma pesquisa sobre como é realizado o estudo do conforto térmico, carga térmica e dimensionamento do sistema de climatização de veículos automotivos. Após a sua pesquisa, faça um breve resumo das informações que você encontrou. Deixe as informações de forma organizada e deixe indicado as citações e referências utilizadas.

​b) Quais são os fatores que devem ser considerados para avaliar o conforto térmico veicular e dimensionar o sistema de climatização veicular?

c) ​Um ciclo de refrigeração é baseado em etapas, sendo cada etapa composta por um componente principal. Descreva os componentes principais de um ciclo de refrigeração por compressão a vapor, destacando a importância e função de cada componente.

Respostas

respondido por: nascimentophs
0

Resposta:

c) Um ciclo de refrigeração é baseado em etapas, sendo cada etapa composta por um componente principal. Descreva os componentes principais de um ciclo de refrigeração por compressão a vapor, destacando a importância e função de cada componente.

O ciclo de refrigeração da compressão de vapor tem quatro componentes principais: compressor, condensador, válvula de expansão e evaporador. O fluido refrigerante entra no compressor na forma de vapor e é comprimido até a pressão do condensador. Esse vapor deixa o compressor a uma temperatura relativamente alta e, à medida que escoa pelo condensador, resfria e condensa, dissipando calor para o ambiente. Na sequência, o fluido entra em tubo capilar que, devido ao efeito de estrangulamento, sofre uma queda de pressão e temperatura. Após esta etapa, o fluido baixa a temperatura, entra no evaporador e evapora, ao retirar o calor do compartimento refrigerado. O ciclo é finalizado quando o refrigerante deixa o evaporador e entra novamente no compressor.

Explicação:

Perguntas similares