O que é herança biológica? 2. Define o termo GENÉTICA. 3. Qual é a natureza química e a localização dos genes? 4. Qual é a diferença MEIOSE e MITOSE?
Respostas
Herança biológica, natureza qúímica do gene, mitose e meiose
- A herança biólogica consiste na transmissão dos caracteres biológicos de uma geração para outra.
2. Genética é um ramo da biologia que é responsável por estudar a
- Hereditariedade;
- Diversidade dos organismos;
- Estrutura e funcionamento do material genético.
3. A natureza química do gene se dá a partir do nucleotídeo que é formado por pentose, fosfato e bases nitrogenadas que se mantem unidas por meio de pontes de hidrogênio. Os genes estão localizados nos cromossomos, que em eucariotos, estão no interior do núcleo.
4. As principais diferença entre mitose e meiose, estão relacionada com a quantidade de material genético (cromossomos) que as células filhas irão conter (mitose - 2n e meiose - n) e com os tipos celulares envolvidos em cada um desses processos de divisão celular (mitose - célula somática e meiose - célula gamética).
Entendendo os processos que envolvem a genética
1) A herança biológica é a transmissão dos caracteres paternos para a geração seguinte, ou seja, transmissão das características genéticas (genes) passando de uma geração para outra.
2) Na genética, o foco de estudo é a hereditariedade a partir do material genético, sendo assim, para compreender todo esse processo, se faz necessário um conhecimento da estrutura, funcionamento e comportamento do material genético nas diferentes espécies estudadas. A partir daí, surgem as diferentes vertentes dentro da genética (molecular, populações, mutagênese e outros).
3) A natureza química de um gene está relacionada ao nucleotídeo (molécula que forma o gene). Esse nucleotídeo é formado por três compostos químicos
- Pentose: DNA - Desoxirribose e RNA - Ribose
- Fosfato
- Bases nitrogenadas: Purinas (Adenina e Guanina) e Pirimidinas (Citosina, Timina e Uracila (RNA)) que se conectam por meio de pontes de hidrogênios.
Os genes fazem parte dos cromossomos, que em eucariotos se localizam dentro do núcleo.
4) As divisões celulares do tipo mitose e meiose possuem algumas diferenças bem marcantes, entre elas estão:
4.1 Mitose (Figura 1)
- Uma célula mãe dá origem a duas células filhas idênticas a ela, ou seja, as células filhas contêm o mesmo número de cromossomos da célula mãe. Exemplo: humanos (2n= 46) - Uma célula somática humana com 46 cromossomos dará origem a outras duas células contendo também 46 cromossomos.
- Processo de divisão celular que ocorre em células somáticas que dão origem a outras células somáticas;
- Mitose tem como função o crescimento e desenvolvimento do organismo.
4.2 Meiose (Figura 2)
- Célula mãe dá origem a células filhas contendo a metade do número de cromossomos da célula mãe. Exemplo humanos: Uma célula germinativa com 46 cromossomos dará origem a células filhas com 23 cromossomos;
- Divisão celular em células germinativas que dão origem aos gametas;
- Meiose tem como função a formação de gametas masculinos e femininos, que em humanos, são: espermatozoide e ovócito, respectivamente.
Imagem 1: Mitose
Imagem 2: Meiose
Para saber mais sobre hereditariedade, considere acessar: https://brainly.com.br/tarefa/4666733