• Matéria: Sociologia
  • Autor: macroente
  • Perguntado 3 anos atrás

Conforme Gimenes (2018), o século XIX se caracterizou como um período de grandes mudanças nos padrões de organização cultural, social, política e econômica no Brasil, uma vez que a chegada da Família Real portuguesa em 1808 trouxe novos valores, costumes, tradições e comportamentos que impactaram as vestimentas, cerimônias e ritos e demandas por profissionais, por exemplo. Depois, ocorreram a Independência com relação a Portugal em 1822, findando o período colonial e inaugurando a monarquia no novo país, o que perdurou até 1889, quando houve a proclamação da república. Entretanto, um ano antes, 1888, a Lei Áurea extinguiu a escravidão no país.



GIMENES, Éder Rodrigo. Estado, Sociedade e Movimentos Sociais.
Maringá/PR: Unicesumar, 2018.




Tendo em vista a importância do fim da escravidão ao desenvolvimento econômico do Brasil e como esse evento contribuiu às desigualdades sociais, analise as afirmações a seguir:


I - Os negros estavam em estágio anterior de desenvolvimento em comparação aos brancos e poderiam evoluir, porém tratava-se de um processo lento e gradual.

II – Os escravos eram tratados como menos desenvolvidos do que os brancos, de modo que era negativo à sociedade nacional a quantidade de ex-escravos existentes no Brasil.

III – A miscigenação dos negros com os brancos surtiu efeito positivo e reconhecido sobre a conformação da cultura nacional, ainda que fosse negativa ao progresso do país.

IV – Aos negros poderia ser atribuída a inferioridade do povo brasileiro em comparação com outros povos, de modo que os ex-escravos prejudicariam o progresso nacional.


É correto atribuir ao pensamento de Raimundo Nina Rodrigues apenas o que consta em:
Alternativas
Alternativa 1:

I, II, III e IV.
Alternativa 2:

I e III apenas.
Alternativa 3:

II e III apenas.
Alternativa 4:

I, II e IV apenas.
Alternativa 5:

I, III e IV apenas.

Respostas

respondido por: jandrei94
2

Resposta: alternativa correta D

Explicação: I III e IV


estilosamodascidelan: jandrei confirma isso porque a alternativa d a I II e Iv
acras: concordo D
acras: Página 75 do livro
respondido por: CSANDARILHO
1

Nina Rodrigues foi um antropólogo e médico que acreditava na "superioridade entre  as raças". Asserção correta é a opção alternativa 5.

A miscigenação no Brasil

Nina Rodrigues em seus estudos médico antropológicos não enxergava a miscigenação como benéfica para a população brasileira, na verdade o trabalho de Rodrigues compactuou o desenvolvimento da ideologia do branqueamento.


Esta ideologia se tornou a principal visão nos trabalhos científico e social, e a maior questão das autoridades no início do século XX: Como branquear o país?


Tal ideologia começou a ser vencida nos trabalhos de antropólogos e sociólogos como, Sérgio Buarque de Holanda, Caio Prado Júnior, e Gilberto Freyre.

Mais informações sobre miscigenação no Brasil:
https://brainly.com.br/tarefa/7257579?referrer=searchResults

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares