• Matéria: Química
  • Autor: rodrigosambrano59
  • Perguntado 3 anos atrás

A fase oxidativa inicia pela transformação de glicose-6-fosfato em 6-fosgoliconato pela ação da enzima glicose-6-fosfato-desidrogenase. Nessa primeira etapa, forma-se um NADPH que é utilizado por uma enzima glutationa-redutase para transformar a glutationa reduzida (GSH) em glutationa oxidada (GSSG). A GSSG é a principal responsável por proteger a célula dos danos oxidativos das EROs.

Sobre a SEGUNDA etapa, é correto afirmar que



a.
O 6-fosfogliconato é transformado em ribulose-5-fosfato pela enzima 6-fosfogliconato-desidrogenase.


b.
Há a tranformação de glutationa reduzida (GSH) em glutationa oxidada (GSSG)


c.
Todo o peptideoglicano é convertido em glicose


d.
Toda a glutamina contida neste momento é convertida em polimetase.


e.
O DNA é transformado em RNA nesta segunda fase

Respostas

respondido por: deividgoku81
21

a)O 6-fosfogliconato é transformado em ribulose-5-fosfato pela enzima 6-fosfogliconato-desidrogenase.


dandararaissa13: O 6-fosfogliconato é transformado em ribulose-5-fosfato pela enzima 6-fosfogliconato-desidrogenase.
respondido por: FilhodeApolo
0

O ciclo das pentoses é considerado uma rota celular alternativa para a oxidação da glicose-6-fosfato, entretanto, sem a produção efetiva de energia (em forma de ATP). O NADPH, produto do ciclo das pentoses, é co-fator enzimático de diversas enzimas redutoras no metabolismo celular. Desta maneira, a resposta correta refere-se à alternativa A.

O ciclo das pentoses

O conjunto de reações que compõe o ciclo das pentoses é responsável pela produção de NADPH, o qual é extensamente utilizado por enzimas capazes de reduzir as espécies reativas de oxigênio (também chamados de radicais livres). Pode-se citar sua relevância bioquímica em mamíferos em órgãos como o fígado e tecido adiposo, além da sua importância fisiológica no metabolismo celular dos eritrócitos, as quais todas estão em constante contato com as espécies reativas de oxigênio.

Além do NADPH, cita-se também como produto do ciclo das pentoses a ribose-5-fosfato, precursora química de nucleotídeos e outros compostos de importância celular como o NAD+, FAD+ e coenzima Q.

Separa-se didaticamente o ciclo das riboses em duas fases: oxidativa e não oxidativa. Na fase oxidativa, ocorre a oxidação de glicose-6-fosfato a 6-fosfogliconato, liberando-se 6 moléculas de NADPH, seguida pela oxidação do 6-fosfogliconato a ribulose 5-fosfato, liberando dióxido de carbono e mais 6 moléculas de NADPH.

A fase não oxidativa, por outro lado, produz de fato pentoses. A produção se dá a partir da isomerização das moléculas de ribulose 5-fosfato a ribose 5-fosfato (e parte desta última epimeriza-se a xilulose 5-fosfato). A reciclagem das pentoses permite a produção contínua de NADPH pelo metabolismo celular.

Considerando estas informações, podemos discutir as afirmativas:

  • A - A oxidação do 6-fosfogliconato é mediada pela enzima 6-fosfogliconato-desidrogenase, a qual também depende da presença do íon Mg2+ e do substrato NADP+ para a produção do NADPH;
  • B - A transformação da forma reduzida da glutationa (GSH) em sua forma oxidada (GSSG) é dada principalmente pela atividade redutora desta enzima em resposta às espécies reativas de oxigênio produzidas durante o metabolismo celular. Embora exista uma relação entre ambas as vias, esta interação é a produção do co-fator enzimático para a GSH pela ciclo das pentoses;
  • C - A conversão de peptideoglicano em glicose ocorre em raras ocasiões nas quais o metabolismo celular inicia processos de reciclagem estrutural para a obtenção de energia. Ainda, não existe qualquer interação direta desta via com o ciclo das pentoses;
  • D - O ciclo das pentoses não envolve diretamente qualquer relação com o metabolismo de aminoácidos, como a glutamina;
  • E - Ainda não foi descrito um mecanismo de transformação da molécula de DNA em uma molécula de RNA, sobretudo envolvendo o ciclo das pentoses. De acordo com as teorias mais atuais, este processo parece ser muito improvável de ocorrer, principalmente pelo fato de que a molécula de DNA deve ser conservada o mais intacta possível;

Conclusão

O ciclo das pentoses é uma via do metabolismo celular na qual ocorre a extensa produção de NADPH, co-fator de enzimas redutoras de espécies reativas de oxigênio, e riboses-fosfato, precursores de nucleotídeos. Assim, observa-se a importância do ciclo das pentoses para o metabolismo celular.

Veja mais sobre o metabolismo celular e espécies reativas de oxigênio em:

https://brainly.com.br/tarefa/16164044

https://brainly.com.br/tarefa/25394619

#SPJ2

Perguntas similares