A síndrome de Wernicke-Korsakoff está relacionado com o alcoolismo crônico, mas também pode surgir como resultado do uso de outras drogas, medicamentos, má nutrição e câncer. A encefalopatia de Wernicke o paciente desenvolve perda de equilíbrio, sonolência, tontura e confusão mental. Já na síndrome de Korsakoff, desenvolve-se um quadro de perda de memória.
A respeito da síndrome citada acima, qual é a enzima que está diretamente relacionada a síndrome de Wernicke-Korsakoff?
Assinale a resposta correta
a.
Glutamato
b.
Glutamina
c.
Tiamina
d.
Uracila
e.
Triptofano
Respostas
Resposta:
A resposta correta é TIAMINA.
Explicação:
A tiamina pirofosfato (TPP) que constitui o complexo da piruvato desidrogenase (PDH) no ciclo do ácido cítrico. A causa mais comum dessa síndrome é relacionado com o alcoolismo crônico, mas também pode surgir como resultado do uso de outras drogas, medicamentos, má nutrição e câncer.
A encefalopatia de Wernicke, comumente acompanhada pela síndrome amnésica de Korsakoff, configura uma quadro clínico de degeneração cerebral causado pela carência de tiamina (vitamina B1).
Essa carência pode ser resultado de abuso crônico de álcool, deficiências dietéticas, transtornos alimentares ou, ainda, pode ser um efeito colateral do tratamento de quimioterapia.
Sintomas da síndrome de Wernicke-Korsakoff
Os sintomas da síndrome de Wernick-Korsakoff incluem:
- Confusão mental
- Problemas de visão
- Coma
- Hipotermia
- Hipotensão arterial
- Falta de coordenação muscular (ataxia)
A síndrome acomete células nervosas no cérebro e na medula espinhal, assim como partes do encéfalo envolvidas com a memória.
Para saber mais sobre a tiamina: https://brainly.com.br/tarefa/20622136
#SPJ2