Ao discutir sobre o papel dos gráficos no dia a dia discente, não se pode deixar de abordar sobre a função social dos espaços educativos ao qual se incluem as instituições de ensino. Desta maneira, a escola como uma instituição responsável pela formação do indivíduo e não obstante o pedagogo, que também tem participação nesse processo de desenvolvimento, seja ele como docente ou como organizador do trabalho coletivo, devem primar pelo desenvolvimento do pensamento estatístico intencionando, e assim, que o indivíduo tenha as habilidades necessárias para interpretar e avaliar, de forma crítica, as informações e saberes, bem como utilizá-los no exercício de sua cidadania. Considerando o tema e a importância de uma alfabetização estatística, voltada para a leitura e interpretação gráfica já na Educação Básica, analise as afirmações a seguir: I. De acordo com Carvalho (2006), os gráficos podem e devem ser utilizados para inúmeras finalidades, porém sempre considerando a essência da transposição dos dados aos quais se pretende elucidar. II. Segundo Curcio (1989), os elementos gráficos são fundamentais para a representação de um conjunto de dados que assumem uma finalidade voltada à síntese e organização de informações quantitativas, forjando ótima ferramenta para se comunicar e classificar dados. III. Conforme Monteiro e Selva (2001), os gráficos vão muito além de meios para se expor uma informação, pois se tratam de uma ferramenta cultural que possibilita expandir a capacidade de entendimento e compreensão do indivíduo a fim de explorar as informações estatísticas ali contidas. IV. É papel exclusivo do docente a introdução da linguagem estatística, que permita aos alunos entendê-la como natural e assim oferecer condições para que os alunos possam ler, interpretar e compreender a linguagem gráfica em ambientes formais e informais de ensino.
Respostas
Resposta:
Alternativa 5. Páginas 104 e 105.
Explicação passo a passo:
estatística de modo que permita aos alunos entendê-la como natural, dando condições para que os alunos possam ler, interpretar e compreender a linguagem gráfica, até mesmo antes do contato formal em ambientes escolares" em nenhum momento ele usa a palavra "exclusivamente".
De acordo com a análise feita, as afirmações corretas acerca do papel dos gráficos no dia a dia do discente são: II e III.
Na visão de Curcio
Segundo Curcio (1989), os elementos gráficos são fundamentais quando se fala em representação de conjuntos de dados com finalidade voltada à síntese e organização de informações quantitativas, forjando ótima ferramenta para se comunicar e classificar dados.
Na visão de Monteiro e Selva
Conforme Monteiro e Selva (2001), a utilização de gráficos vai muito além de um meio para a exposição de uma informação, por se tratarem de uma ferramenta cultural que possibilita a expansão da capacidade de entendimento e compreensão do indivíduo, para explorar as informações estatísticas ali contidas.
Mais informações sobre o uso de gráficos podem ser encontradas neste link: https://brainly.com.br/tarefa/26220231
#SPJ2
I, II e III apenas.