Ao final do processo de adoção, cria-se o vinculo de filiação entre os pais adotantes e o filho adotado. Não pode existir entre filhos biológicos e adotivos nenhum tipo de discriminação ou diferença, sendo todos iguais. Assim, a adoção é considerada um:
A) Negócio Jurídico
B) Ato Jurídico Stricto Sensun
C) Ônus
D) Relação de Fatos
E) Ato-Fato
Respostas
Resposta:
Qual a natureza jurídica da adoção?
Explicação:
A adoção é classificada como ato jurídico "stricto sensu", pois é um ato com manifestação de vontade cujos efeitos são determinados pela lei, no caso, os artigos 39 a 52-D da Lei nº.8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente) estabelecem as consequências legais da adoção.
Trata-se de forma de colocação em família substituta que rompe de forma irrevogável o vínculo biológico e constitui nova filiação entre adotante e adotado. Depende de decisão judicial para produzir seus efeitos.
Portanto, a adoção não pode ser classificada como:
- negócio jurídico, pois as partes não podem estabelecer, de forma livre, as consequências desse ato, a exemplo do que ocorreria em um contrato.
- ônus, que é a necessidade de agir de certa forma para evitar consequências negativas para o titular daquele ônus, como por exemplo levar o contrato a registro para ter validade perante terceiros.
- relação de fato, que seria uma relação não tutelada pelo direito.
- e ato-fato, que consiste em uma conduta humana sem vontade que é regulada pela lei, como a descoberta de tesouro (artigo 1.264 do Código Civil).
Para aprender mais sobre adoção, consulte https://brainly.com.br/tarefa/22095391 .
Resposta: RESPOSTA LETRA B
Explicação: Porque a adoção é classificada como ato jurídico "stricto sensu"