O classificador é um poderoso auxiliar da língua de sinais para determinar as especificidades e "dar vida" a uma ideia, a um conceito ou signos visuais. Existem classificadores também na Língua Portuguesa, em particular os de gênero e número, que se caracterizam por afixos colocados na raiz, para indicar feminino ou plural, como, por exemplo: professorA e professorES. Neste sentido, as afirmações a seguir estão corretas, exceto:
Respostas
Resposta:
Explicação:
Alternativa 4:
Os classificadores, em Libras, a exemplo da Língua Portuguesa, também permitem a marcação de gênero.
Resposta: Alternativa 4:
Os classificadores, em Libras, a exemplo da Língua Portuguesa, também permitem a marcação de gênero.
Explicação: De acordo com o livro de Libras 2022
pg. 176 Na Libras, os classificadores são formas representadas por configurações de mão que podem vir junto de verbos de movimento e de localização para classificar o sujeito ou o objeto que está ligado à ação do verbo.
Os classificadores permitem tornar mais compreensível o significado do
que se quer enunciar e desempenham uma função descritiva podendo detalhar som, tamanho, textura, paladar, tato, cheiro, formas em geral de objetos inanimados e seres animados etc.
Os classificadores são icônicos em seu significado pela semelhança entre a sua forma ou o tamanho do objeto a ser referido. Como os classificadores obedecem a regras de construção e são representados sempre por configurações de mãos específicas associadas a expressões faciais, corporais e à localização, isto é, aos parâmetros da Libras, apesar de serem icônicos, não podem ser considerados como mímica.