Sobre as constantes transformações no ensino de Ciências e a necessária reformulação dos currículos básicos, Fourez (2003) aponta que o Ensino de Ciências e Biologia está em crise e que o professor é um dos atores nessa conjuntura devido principalmente à sua formação, pois muitas vezes ela está voltada para uma formação mais técnica do que de educadores. Ao olhar a prática pedagógica dos professores em sala de aula, fica claro que na formação de muitos não foram contempladas as discussões referentes à epistemologia, história, tecnologia, entre outros. Isso se reflete em como os seus alunos olham para a Ciência, visto que eles “[...] teriam a impressão de que se deseja obrigá-los a ver o mundo com os olhos de cientistas. Enquanto o que teria sentido para eles seria o ensino de Ciências que ajudasse a compreender o mundo deles”. Uma das medidas mitigadoras para sanar esse problema seria a utilização da História e Filosofia da Ciência (HFC) dentro dos currículos de maneira abrangente.
FOUREZ, G. Crise no ensino de ciências? Investigações em ensino de ciências, v. 8, n. 2, p. 109-123, 2003.
Com base no fragmento de texto acima, analise as alternativas abaixo:
I. Um dos benefícios da abordagem da História e Filosofia da Ciência nos currículos básicos é de que ela pode contribuir na desmistificação de que a Ciência está pronta e acabada ou até mesmo que ela é feita somente por cientistas em laboratórios.
II. A História e Filosofia da Ciência foi discutida e implantada em países da Europa, Estados Unidos e Brasil aproximadamente na mesma época (meados da década de 60).
III. Uma forma de incluir a abordagem da História e Filosofia da Ciência em nossas aulas é trabalhar com linhas do tempo, onde podemos explanar sobre diferentes assuntos, relacionando-os com outras disciplinas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
II e III, apenas.
Alternativa 4:
I e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
ALTERNATIVA 4.
Explicação:
PÁGINA 17 E 18 DO LIVRO DIDÁTICO.
respondido por:
3
A história e a filosofia são importantes para desmitificar o senso comum de que a ciência está pronta e acabada ou de que ela cria verdades absolutas, infelizmente elas, em boa parte da história dos países do mundo, foram moldadas de acordo com interesses de algumas poucas pessoas no poder (alternativa 4).
História, filosofia e pensamento crítico
Conhecer o passado e aprender a pensar e questionar com a filosofia e com a história promovem o desenvolvimento do pensamento crítico nas pessoas, principalmente nas que vivem em países democráticos.
Venha estudar mais sobre pensamento crítico
https://brainly.com.br/tarefa/20678924
#SPJ2
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
88**9**93**76**82**55***,,,,,,