Para a formação dos compostos presentes na cerveja, os átomos precisam realizar ligações entre si formando as moléculas. Existem dois tipos principais de ligações, as ligações covalentes e as ligações iônicas. Cada uma delas ocorre conforme as características dos átomos envolvidos na ligação. Para entender como os compostos se formam e quais suas características principais, é importante que se entenda quais ligações estes compostos fazem. Para um cervejeiro, é interessante que saiba como alguns compostos se comportam no mosto e na cerveja, para poderem extrair o potencial máximo das substâncias que formam a cerveja. Conforme o que foi visto durante as aulas e no livro da disciplina, explique como acontecem as ligações covalentes e iônicas, quais produtos elas formam e qual a polaridade de suas ligações??
Respostas
Com relação as ligações feitas pelos átomos (ligações químicas) que formarão as moléculas da cerveja, podemos citar as ligações iônicas e ligações covalentes.
- Iônica: Interação entre átomos em que ocorre a perda e ganho de elétrons (NaCl)
- Covalente: Ocorre por meio do compartilhamento de elétrons (H₂, S₂, O₂)
Ligações entre os átomos para formação de moléculas - Ligações químicas iônicas e covalentes
As ligações entre átomos podem ser de vários tipos, como por exemplo
- Iônica
- Covalente
- Covalente dativa
- Metálica.
No caso mais específico da ligação iônica (imagem 1), ela ocorre quando um átomo metálico libera um ou mais elétrons para o átomo ametal, sendo assim, trata-se de uma ligação polar. Um exemplo claro é o NaCl.
Já em relação as ligações covalentes (imagem 2), ela irá acontecer a partir do compartilhamento de um ou mais pares de elétrons, formando moléculas estáveis. Esse tipo de ligação pode ser polar e apolar dependendo do átomo estudado. Os principais são:
- H₂ - Hidrogênio
- S₂ - Enxofre
- O₂ - Dioxigênio
Para aprender mais sobre ligações químicas, considere acessar: https://brainly.com.br/tarefa/38807699
#SPJ1