• Matéria: ENEM
  • Autor: cartosjunior
  • Perguntado 3 anos atrás

“A reprodução mecânica, contudo, é que se apresentou como um fato novo a partir do século XVIII. A litografia, por exemplo, (surgida no século XIX), permitiu que “as artes gráficas ilustrassem a vida cotidiana”, mas foi o advento da fotografia, décadas mais tarde, que possibilitou a verdadeira revolução nos modos de perceber a obra de arte e suas réplicas” (BENJAMIN, 2010, p. 218).

BENJAMIN, W. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. In: ADORNO et al. Teoria da Cultura de massa. São Paulo: Paz e Terra, 2000. p. 221-254.

De acordo com o texto, assinale a alternativa correta.

A litografia contribuiu para as artes gráficas, representando cenas do cotidiano, a partir do século XVIII. Contudo, a fotografia, veio uma década depois e permitiu o registro da cena no momento que ela ocorria.

As reproduções na Litografia, a partir de 1805, tinham o potencial para transmitir significados, como na fotografia, em 1826. Mas faltava a característica da arte genuína desde tempos antigos: a autenticidade.

A litografia é a mais perfeita das reproduções que foi utilizada para registro do cotidiano. Contudo, foi preciso tempo para a aceitação da fotografia que distingue o fato presente dos registros artísticos.

Desde o século XVIII, a fotografia sempre foi reprodutível como trabalho artístico, uma vez que os artefatos feitos pela mão humana não podiam ser copiados e multiplicados pela litografia.

A fotografia surgiu, em 1805, de um experimento e a partir deste, surgiu a Litografia, em 1826, um meio de reprodução de imagens e formas plásticas, a arte, da maneira como era concebida.

Respostas

respondido por: anapio583
1

Resposta:

A litografia contribuiu para as artes gráficas, representando cenas do cotidiano, a partir do século XVIII. Contudo, a fotografia, veio uma década depois e permitiu o registro da cena no momento que ela ocorria

Explicação:

A litografia trouxe a possibilidade de difundir a técnica de reprodução de imagens do cotidiano, a partir do sec.XVIII. Mas a fotografia, uma década depois, permitiu o registro da cena, no momento que ela ocorria, uma revolução nos modos de perceber a obra de arte.

Perguntas similares