Segundo o Manual do Arquivista, produzido pelo Arquivo Nacional, como podem ser classificados os documentos de modo geral?

Escolha uma opção:

Ao classificar os documentos podem ser classificados quanto a sua cor, eclesiologia, a natureza de assunto e o pensamento.

Os documentos podem ser classificados quanto a sua procedência, seu valor, a natureza de assunto e gênero.
Ao classificar quanto a procedência do assunto, os documentos são organizados em textuais, marítimos, iconográficos, espaciais e sonoros.
A classificação quanto ao gênero é a mais completa pois engloba os documentos sigilosos que são aqueles documentos que, devido ao teor de seu conteúdo, devem ter o acesso restrito. No Brasil, por exemplo, há diferentes graus de sigilo em relação a documentos: reservado, confidencial, secreto e ultrassecreto.
Quando são organizados como documento Administrativo, Fiscal, Informativo, Legal, Permanente, Primário, Probatório e Secundário, a classificação é quanto a procedência.

Respostas

respondido por: gabipquintana
5

A resposta correta é a B pois podemos classificar os documentos de várias maneiras, levando em conta os seus atributos, separando por gênero, assunto, tipo, formato, entre outros que iremos compreender melhor abaixo.

Tipos de ordenação de documentos

  • Por gênero: Classificamos por gêneros de texto, de filmografia, sonoros, de cartografia, informativos, digitais, entre outros;

  • Por assunto: Nesse caso informamos a essência do assunto tratado no documento. Pode ser um documento ostensivo ou sigiloso;

  • Por formato: Características físicas e técnicas de registros com que se apresenta o documento. Exemplos: livros, cadernos, blocos de nota e pergaminhos;

  • Pela forma: Varia de acordo com a preparação do documento, se ele é pré-original, original, ou pós-original. Exemplo: se o documento é um rascunho ou uma minuta dizemos que ele é um pré-original e quando se configura em uma cópia idêntica ao original chamamos de porta-original;

  • Pela espécie: Os arquivos são classificados a partir da disposição e da natureza das informações. Exemplos: Atas, contratos, decretos e certidões.

Aprenda sobre a importância do arquivamento em https://brainly.com.br/tarefa/20873464

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares