O condicionamento aeróbio proporciona adaptações crônicas ao sistema cardiovascular, como o aumento do fluxo sanguíneo para os grupamentos musculares recrutados, redução da resistência vascular periférica e aumento do débito cardíaco. Sobre essas adaptações, é CORRETO o que se afirma em:
A.
Ocorre vasodilatação na musculatura ativa, o que promove aumento da resistência vascular periférica.
B.
Ocorrem, principalmente, por causa da ativação do comando central (SNC) e de mecanorreceptores.
C.
Ocorrem por causa da ativação do comando central e de quimiorreceptores musculares e articulares.
D.
Ocorrem pelo aumento das atividades nervosas simpática e parassimpática.
E.
Ocorre o aumento da pressão arterial sistólica e manutenção e/ou aumento da pressão arterial diastólica.
Respostas
Resposta:
Letra:
Explicação:
Os nervos, os hormônios e os fatores metabólicos atuam sobre as bandas de músculo liso nos vasos sanguíneos. Isso causa uma alteração de seu diâmetro interno regulando o fluxo sanguíneo: as fibras simpáticas adrenérgicas liberam noradrenalina, que causa vasoconstrição, e os neurônios simpáticos colinérgicos secretam acetilcolina, que produz vasodilatação.
Resposta:
d) Ocorrem, principalmente, por causa da ativação do comando central (SNC) e de mecanorreceptores.
Explicação:
As adaptações cardiovasculares ocorrem, principalmente, por causa da ativação do comando central e de mecanorreceptores (musculares e articulares). Essas adaptações neurais resultam no aumento da frequência cardíaca, do volume sistólico, e, consequentemente, do débito cardíaco, e, ainda, durante a prática de exercício aeróbio ocorre vasodilatação na musculatura recrutada, o que promove a queda da resistência vascular periférica.