• Matéria: Filosofia
  • Autor: elainecbianquini
  • Perguntado 3 anos atrás

podemos pensar em uma ruptura entre a cosmogonia e a cosmologia? Como foi a transição do pensamento mitológico para o pensamento filosófico?

Respostas

respondido por: lucascaua005
6

Antes, precisamos perceber que tais pensamentos - cosmogonia e cosmologia - representam uma história da Grécia Antiga, uma filosofia desenvolvida pelos pré-socráticos.

* A filosofia começa com a ruptura da cosmogonia por justamente pela procura racional, a curiosidade de saber a origem de tudo sem retornar às narrativas dos deuses. Considerando a tecnologia da época, então tiverem de contar apenas com as observações a olho nu, cálculos matemáticos não tão avançados e observações empíricas.

* As explicações (antes dos filósofos) eram a mitologia grega, a cosmogonia como criação do cosmos, a origem do caos.

* Tales de Mileto pode ser visto como o primeiro cosmólogo, insatisfeito com as respostas mitológicas, vai definir a água como sendo o arché (substância inicial que deu origem a tudo), por está presente na vida, nos seres vivos, e sem ela não existiria vida.

* E dentre outros pensadores que também contribuíram com seus próprios arché (Heráclito com o fogo, etc). E tudo isso é a base da cosmologia moderna a qual conta com a tecnologia e matemática posteriores, frutos de anos de desenvolvimento deste conhecimento.

Espero que tenha entendido e eu ajudado,

qualquer coisa pode perguntar!

Perguntas similares