As características fisiológicas do envelhecimento provocam declínio nas funções celulares e afetam a qualidade e a quantidade da saliva. No entanto, muitas alterações na saúde oral relatadas nessa população são secundárias a outros processos patológicos, e também, aos medicamentos usados para tratá-las.
Santos, Aliny de Lima. Abordagem Interdisciplinar em Gerontologia. Maringá: Unicesumar, 2021.
Considerando a situação mencionada sobre alterações fisiológicas do envelhecimento na disfagia, a seguir analise as afirmações:
I - A xerostomia é resultante de diminuição do fluxo salivar, ocorrem complicações significativas, como aumento do risco de desenvolver doenças na cavidade oral, desconforto e/ ou dificuldade para mastigar e deglutir.
II - O edentulismo, a sensação de boca seca interfere, de forma negativa, na qualidade de vida, pois afeta a socialização, o estado emocional, as atividades diárias e o bem-estar.
III – É essencial a realização da adequada avaliação da saúde bucal do indivíduo idoso. Essa avaliação é feita apenas em condições normativas.
IV - A cárie atingir em menor proporção aos idosos principalmente pela redução na quantidade de saliva e também em ocorrência de refluxo gástrico.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, II, III e IV.
Alternativa 2:
I e II apenas
Alternativa 3:
I, II e IV apenas
Alternativa 4:
I e III apenas
Alternativa 5:
I, III e IV apenas
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
ALTERNATIVA 1
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás