• Matéria: Pedagogia
  • Autor: gunaiawft55
  • Perguntado 3 anos atrás

No repositório “Materiais das Webaulas Produção de Textos Acadêmicos”, você assistiu à videoaula “Textos dissertativos”, ministrada pela prof.ª Márcia Pires. Nela, a professora afirma “que as tipologias textuais não são absolutas, uma vez que pode haver diferentes tipologias em um mesmo texto”. Em texto predominantemente dissertativos pode haver narrativas e, também, descrições, por exemplo. Sabemos, também, que há textos dissertativos expositivos e textos dissertativos argumentativos.

Leia o trecho a seguir, extraído notícia “Dois anos após a tragédia de Brumadinho, danos ainda são desconhecidos”, do site da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atualizado em 26 de janeiro de 2021:

A barragem B1 da mineradora Vale na mina Córrego do Feijão, situada no município de Brumadinho, rompeu-se em 25 de janeiro de 2019. A lama de rejeitos de minério matou 270 pessoas, das quais 11 continuam desaparecidas, de acordo com a contagem oficial. Dois anos depois, os prejuízos causados por esse desastre ainda não são totalmente conhecidos. A Justiça e os demais agentes públicos envolvidos no processo de reparação dos danos buscam um quadro mais abrangente das pessoas e comunidades atingidas, como mostra reportagem produzida pela Rádio UFMG Educativa.



“De uma forma geral, a gente tem um universo imenso de pessoas atingidas ao longo de toda a bacia do Rio Paraopeba”, disse à UFMG Educativa a procuradora da República Flávia Cristina Tôrres, integrante da força-tarefa do Ministério Público Federal (MPF) que atua no caso Brumadinho. “O que se busca até hoje, enquanto tramita o processo, é que seja feito esse diagnóstico dos danos para que se possa delimitar, com mais precisão, as pessoas atingidas e buscar a reparação”, acrescentou.

À medida que mais indivíduos e grupos afetados são conhecidos, o MPF, o Ministério Público de Minas Gerais e defensorias públicas pedem que a mineradora Vale conceda medidas emergenciais a quem ainda não foi atendido. “A gente percebe e enfrenta uma certa resistência da Vale em relação a algumas comunidades. Temos tentado alterar essa postura”, informou Flávia Cristina Tôrres. [...] (UFMG, 2021, p. 1).



Considerando seus estudos acerca do texto dissertativo e da análise realizada, julgue as afirmativas a seguir e marque a CORRETA, uma vez que o(a) autor(a) do texto:


utiliza, inclusive, a tipologia narrativa, narrando ao leitor, no primeiro parágrafo, o rompimento da barragem, a morte e o desaparecimento de vítimas, bem como a situação atual do problema.


utiliza apenas a tipologia dissertativa expositiva, haja vista que a todo momento ele está persuadindo o leitor e defendendo suas ideias.utiliza apenas a tipologia dissertativa argumentativa, uma vez que a todo momento ele está expondo informações.


utiliza apenas a tipologia descritiva, haja vista que a todo momento está descrevendo pessoas, objetos e ambientes.


utiliza, apenas, a tipologia narrativa, visto que o texto é um romance.


utiliza apenas a tipologia dissertativa argumentativa, uma vez que a todo momento ele está expondo informações.

Respostas

respondido por: brendaisis
2

As tipologias textuais não podem ser descritas como absolutas,  uma vez que num mesmo texto, pode-se encontrar mais de um tipo textual. No trecho extraído da notícia associada com a tragédia ocorrida em Brumadinho, está correto o apresentado na letra A.

A tipologia narrativa

Sobre a tipologia narrativa, a qual está também presente no trecho apresentado, pode-se destacar a relevância da apresentação de acontecimentos, num determinado contexto e cenário. Logo, o texto informativo apresentado não é somente descritivo.

Saiba mais sobre os tipos textuais em: https://brainly.com.br/tarefa/3615061

#SPJ1

Anexos:
respondido por: soniagabrecht942
4

Resposta:

Explicação: utiliza, inclusive, a tipologia narrativa, narrando ao leitor, no primeiro parágrafo, o rompimento da barragem, a morte e o desaparecimento de vítimas, bem como a situação atual do problema. Corrigido no AVA.

Perguntas similares