Atividades antropogênicas sobre o meio ambiente aceleram compulsivamente os processos erosivos, repercutindo em perda de solos férteis, poluição e assoreamento dos corpos d'água e a degradação e redução da produtividade global dos ecossistemas terrestres e aquáticos. Além de danos ambientais irreversíveis, também existem prejuízos econômicos e sociais, culminando em queda na produtividade agrícola, redução da produção de energia elétrica devido ao assoreamento de reservatórios, redução do volume de água para abastecimento urbano, além de uma série de transtornos aos demais setores produtivos da economia. As principais formas de erosão podem ser tipificadas, em função de seus agentes causadores, sendo eles: erosão pelo vento, erosão pelas ondas e erosão hídrica.
Considerando o contexto apresentado e as características dos processos erosivos, associe as duas colunas, relacionando os tipos de erosão linear com suas respectivos características.
(1) Ravinas. ( ) Pequenas incisões na superfície (filetes muito rasos) perpendiculares às curvas de nível.
(2) Voçorocas. ( ) Apresentam profundidade maior que meio metro, e possuem forma retilínea, alongada e estreita, raramente se ramificam e não chegam a atingir o nível freático.
(3) Sulcos. ( ) Formas mais complexas e destrutivas do quadro evolutivo da erosão linear. Ação combinada das águas do escoamento superficial e subterrâneo, desenvolvendo processos como o piping, liquefação de areias, escorregamentos, corridas de areia, entre outros.
A sequência correta desta classificação é:
Alternativas
Alternativa 1:
(1), (2), (3).
Alternativa 2:
(1), (3), (2).
Alternativa 3:
(2), (1), (3).
Alternativa 4:
(3), (1), (2).
Alternativa 5:
(3), (2), (1).
Respostas
Resposta:
Resposta 3-1-2
Explicação:
"Os sulcos erosivos são as estratificações deixadas no solo pela erosão fluvial", "conhecidos como os “caminhos” da água, sendo caracterizados por pequenos buracos formados pela ação das enxurradas, mas são fáceis de serem recuperados."
"Já as ravinas são buracos maiores, causados pelo transporte exagerado de sedimentos e pela alta suscetibilidade do solo a se desagregar da sua rocha-mãe. Em geral, um solo fica mais suscetível à formação de ravinas quando há muita precipitação e baixa quantidade de árvores para segurar o solo com suas raízes"
"As voçorocas são processos mais graves, que em muitos casos atingem o lençol freático. Esse tipo de erosão é o agravamento das ravinas, quando a intensidade de desgaste aumenta, tornando o solo fraco e muito suscetível à formação de imensos buracos. A retirada da cobertura vegetal contribui para o surgimento de voçorocas, pois aumenta a percolação (capacidade de infiltração subterrânea da água) no solo."