Respostas
Resposta:
sim.
Explicação:
Dizemos que um programa ou algoritmo é considerado determinístico se, dadas as mesmas entradas, sempre produz as mesmas saídas. Por mais estranho que isso possa soar, programas escritos de maneira puramente imperativa ou orientada a objeto podem se comportar de maneira aparentemente não determinística.
Isso ocorre porque os programas (assim como os objetos) possuem um estado, que é dado pelos valores de todas as variáveis. Em projetos muito grandes, uma função pode ter diversas variáveis internas, além de interagir com variáveis externas através de parâmetros, referências, ou até mesmo variáveis globais – variáveis criadas fora de qualquer escopo e, portanto, passíveis de serem alteradas por qualquer função.
Dessa maneira, uma função recebendo um mesmo parâmetro múltiplas vezes pode retornar valores diferentes, caso ela dependa de certas variáveis espalhadas pelo código. Essas variáveis acabam se comportando como entradas “ocultas” ou “implícitas” das funções e fazem com que seja muito mais difícil analisar seu comportamento ou prever seu resultado final.