Para que existam ações sustentáveis no interior das organizações, os gestores devem estar convencidos de sua importância e ter o conhecimento necessário para implementá-las. Nas escolas, ocorre da mesma maneira: cabe aos gestores educacionais promover e coordenar práticas que conduzam a escola e a comunidade escolar para a sustentabilidade.

Você, licenciado em Pedagogia e mestre em Educação Ambiental, recentemente assumiu a direção de uma escola da rede pública onde trabalha. A escola é conhecida por ser referência de sustentabilidade para as demais escolas da região, o que o deixou muito motivado. Ao assumir a escola, você percebeu que esta tinha, de fato, um sistema de cisternas que coletava a água da chuva, utilizada nos banheiros da escola e em outras atividades que poderiam ser realizadas com água não potável. A escola também tinha uma horta, gerenciada por um professor e um grupo de alunos voluntários. Esses dois fatos pontuais haviam criado o conceito de escola sustentável e modelo para todas as demais. Você, porém, achou estranho, pois entendia que a sustentabilidade organizacional deveria abranger outros aspectos que não havia observado na escola. Então, reuniu sua equipe gestora e o corpo docente e resolveu discutir esse tema. Em muitos membros da equipe, você percebeu total falta de aderência ao tema da sustentabilidade e nenhuma motivação em relação a ele.

Identifique o problema que essa escola apresenta em relação ao tema e aponte algumas ações necessárias para reverter esse quadro.

Respostas

respondido por: danielsoliveirax
3

Resposta:

Explicação:

A escola entendeu de forma simplista e um pouco equivocada o conceito de sustentabilidade organizacional, pois acabou restringindo suas ações dentro da dimensão ambiental, que, embora importante, é somente um aspecto a ser considerado.

​​​​​​​O importante agora é promover o engajamento de todos na temática, elevando o nível de conhecimento de sua equipe e da comunidade a respeito do tema e, dessa forma, mantendo ações sistemáticas que façam com que as práticas sustentáveis tornem-se hábitos e sejam internalizadas por toda a comunidade escolar. Dessa forma, por exemplo, não adianta muito ter uma horta escolar que é administrada por um único professor, nos horários da sua disciplina: melhor seria se fosse um meio a ser utilizado por todos os demais, de forma interdisciplinar, e se, ainda, servisse para o engajamento da comunidade.

respondido por: isnaraguiar
2

Resposta: PADRÃO RESPOSTA

Explicação: A escola entendeu de forma simplista e um pouco equivocada o conceito de sustentabilidade organizacional, pois acabou restringindo suas ações dentro da dimensão ambiental, que, embora importante, é somente um aspecto a ser considerado.

O importante agora é promover o engajamento de todos na temática, elevando o nível de conhecimento de sua equipe e da comunidade a respeito do tema e, dessa forma, mantendo ações sistemáticas que façam com que as práticas sustentáveis tornem-se hábitos e sejam internalizadas por toda a comunidade escolar. Dessa forma, por exemplo, não adianta muito ter uma horta escolar que é administrada por um único professor, nos horários da sua disciplina: melhor seria se fosse um meio a ser utilizado por todos os demais, de forma interdisciplinar, e se, ainda, servisse para o engajamento da comunidade.

Perguntas similares