Respostas
O que é.
A reestruturação de dívida corporativa é uma operação bastante complexa, que visa alterar a conjuntura financeira de uma companhia endividada ao trazer o fôlego de caixa necessário para que a empresa possa retornar ao estado de lucratividade e solvência. Uma vez feita a reestruturação da dívida, a empresa devedora passa por um alívio financeiro que possibilita a manutenção sustentável das suas operações. Do lado dos credores, a reestruturação da dívida tem o papel fundamental de promover o aumento das chances de recebimento de seus direitos.
Qual o objetivo.
Um processo bem sucedido de reestruturação de dívida deve ser capaz de reduzir o montante total da dívida que a empresa carrega, diminuir, ou mesmo suspender, a taxa de juros cobrada e alongar o prazo de pagamento.
Como ocorre.
A troca de dívida por patrimônio só ocorre se os credores estiverem convencidos de que vale a pena abrir mão de uma parte dos seus direitos para ajudar a capitalizar a empresa devedora. Em outras palavras, para aceitarem uma participação na empresa devedora, os credores precisam vislumbrar a volta da lucratividade desta empresa. Ao realizar esta tarefa, os bancos de investimento precisam descobrir como equilibrar as necessidades de cada grupo e encontrar um acordo que permita à empresa sobreviver, além de proporcionar aos credores os rendimentos que estão buscando.