As reações produzidas pelo organismo como resposta ao stress cirúrgico é um conjunto de alterações hormonais e metabólicas que decorrem após qualquer situação de trauma. Tais alterações traduzem-se em um estado hipercatabólico, com aumento de cortisol, glucagon, catecolaminas e liberação de hormônios pelo hipotálamo, as quais estimulam a liberação pela hipófise de hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), hormônio do crescimento, prolactina, endorfinas e hormônio antidiurético (ADH)). Ou seja, a agressão cirúrgica experimentada pelas pacientes, durante uma cirurgia plástica, desencadeia uma reação neuroendócrina e metabólica semelhante à encontrada em qualquer situação de stress ou trauma a que o organismo seja submetido.
Kashiwakura,Priscilla Hellen Martinez Blanco. Pré e pós-operatório de cirurgias plásticas. Maringá- PR. Unicesumar, 2021.
Analise as afirmações a seguir sobre as reações causadas pelo trauma cirúrgico:
I. As reações ao trauma não tem ligação com o grau de dor experimentada.
II. A infecção e o jejum prolongado são fatores que podem contribuir para reiniciar ou agravar os eventos da resposta orgânica.
III. As reações ao trauma são desencadeadas por perda sanguínea sofrida durante o ato cirúrgico, extensão da lesão tecidual e ansiedade do indivíduo.
IV. As reações ao trauma não são únicas, nem constantes no tempo, já que dependem de diversos fatores, como as características do ato cirúrgico, a extensão do traumatismo tecidual, a técnica anestésica utilizada, susceptibilidade própria do paciente e da condição pré-operatória.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
II e IV, apenas.
Alternativa 3:
I, II e III, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
II, III IV
Explicação:
respondido por:
3
Resposta:
alternativa 4 - II, III, IV
Explicação: Conforme resposta na pag. 43.
charlespiran2:
altern 4- ii,iii.iv
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás