• Matéria: Lógica
  • Autor: valfridopacheco
  • Perguntado 3 anos atrás

Uma das perspectivas mais antigas de compreensão da liderança é a abordagem baseada nos traços da liderança. Seu objetivo principal é a identificação dos traços, das características individuais dos líderes, partindo do pressuposto de que eles nascem com tais características, que os diferenciam de outras pessoas. Dessa forma, a abordagem pressupõe a existência de uma personalidade que distingue os líderes e entende que eles não podem ser formados, nem treinados, eles já nascem líderes.



Diversos grupos de psicólogos e pesquisadores tentaram comprovar essa teoria fazendo uso de duas abordagens metodológicas: comparação dos traços de líderes com os indivíduos comuns e comparação dos traços de líderes eficazes com os de líderes ineficazes.



SOBRAL, F.; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. 2 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013 (adaptado).



Conforme o texto, analise o exemplo a seguir.



Antônio é o novo diretor geral de uma organização que produz componentes agrícolas. Assim que assumiu o cargo decidiu fazer algumas modificações na estrutura organizacional da empresa, alterando, inclusive, o quadro de funcionários. Ele dispensou alguns colaboradores e modificou algumas pessoas de cargos de liderança, pois, segundo Antônio, os líderes de uma organização devem ser pessoas com características distintivas de personalidade, ou seja, com traços específicos que os fazem ser líderes natos.



De acordo com o texto-base e considerando o exemplo apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.



I. O diretor geral da organização fabricante de componentes agrícolas acredita que a liderança nas organizações obedece à teoria dos traços de personalidade.



PORQUE



II. A teoria dos traços de personalidade dispõe que algumas características, que podem relacionar-se a aspectos físicos, intelectuais e sociais, consideradas marcantes de personalidade definem se uma pessoa é ou não um líder.



A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

B)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

C)
As asserções I e II são proposições falsas.

D)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

E)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Respostas

respondido por: lucifermedocruzes
0

Resposta:

letra d

Explicação:

Perguntas similares