• Matéria: Sociologia
  • Autor: thytaazevedorj
  • Perguntado 3 anos atrás

O fato social é o objeto de estudo da Sociologia. E essa definição está ligada a um dos pensadores clássicos, Émile Durkheim. O pensador francês foi responsável pelo reconhecimento da Sociologia como campo de conhecimento. Este reconhecimento foi fundado na busca de bases metodológicas nas ciências naturais.
Para Durkheim, o fato social deve ser observado na condição de “coisa material”. O que permitiria para ele um posicionamento ético do pesquisador diante de seu objeto de pesquisa.
Assinale a alternativa correta sobre esta definição de Durkheim sobre o objeto da sociologia como uma “coisa material”.

Alternativas
Alternativa 1:
O fato social é todo o acontecimento fundado no posicionamento político de grupos sociais. Para ele, Durkheim, quando falamos dos fatos, estamos falando dos acontecimentos da vida cotidiana que estão ligados aos interesses dos indivíduos, sejam eles quais forem.

Alternativa 2:
Quando o fato social é analisado como coisa material se tem uma postura ética em relação ao que se observa. Dando um valor moral e defendendo as tradições sociais que devem permanecer para a conduta coerente e conservadora da vida em sociedade.

Alternativa 3:
O fato social analisado na mesma condição material, para Durkheim, evita uma análise fundada em interesses ou distorções que a subjetividade pode dar a observação. Logo, o fato social deve ser considerado da mesma forma que os fenômenos materiais, externos ao pesquisador.

Alternativa 4:
Todo o fato social está vinculado ao olhar do pesquisador. Logo, os fenômenos sociais não têm como ser visto de maneira imparcial. Comprometendo assim o compromisso com a verdade. Por isso, para Durkheim, há uma limitação na consideração da Sociologia como ciência.

Alternativa 5:
O fato social para Durkheim, visto como coisa material, aproxima sua análise das teses do materialismo histórico e dialético. Como Marx, o pensador francês defende um posicionamento do cientista social em defesa da classe operária. Ela é a responsável pela mudança dos problemas sociais através de uma luta política e revolucionária.

Respostas

respondido por: jojodaia
2

Resposta:

alternativa II

Explicação:

O autor buscava analizar o fato social como " coisas ", a semelhança dos fenomenos naturais.


thytaazevedorj: muito obrigada
Perguntas similares