"a essência de toda a verdadeira educação ou paideia, a qual é educação na arete que enche o homem do desejo e da ânsia de se tornar um cidadão perfeito, e o ensina a mandar e obedecer, sobre o fundamento da justiça."
JAGER. Werner. Paidéia: A Formação do Homem Grego. 3ª ed., pág. 147. São Paulo: Martins Fontes, 1994
A paideia foi um conjunto educacional grego que tinha o papel de formar
Respostas
Platão concebe que a educação ideal, na República, é aquela cujos ensinamentos são produzidos pela razão e pelo ordenamento da alma humana.
O que é Paideia?
Platão escreve que a educação ideal é aquela cujos ensinamentos são produzidos pela faculdade racional e pelo ordenamento da alma humana.
Na pólis grega, os cidadãos deveriam ter uma educação que estivesse de acordo com a alma que lhe era cabível, seja concupiscível, irascível ou racional. Alma concupiscível: artesãos; alma irascível: guerreiros; alma racional: filósofos e políticos.
Sócrates e seus discípulos eram contra a educação sofística, pois ela não reconhecia haver uma verdade, mas sim persuasão e oratória para se chegar a um determinado fim educativo relativo.
Saiba mais sobre Paideia em: brainly.com.br/tarefa/11125706
#SPJ1
Resposta: Formar os meninos na cultura, na erudição e nos bons modos.
Explicação:Paideia (παιδεία) é um termo do grego antigo, empregado para sintetizar a noção de educação na sociedade grega clássica. Inicialmente, a palavra (derivada de paidos (pedós) - criança) significava simplesmente "criação dos meninos", ou seja, referia-se à educação familiar, os bons modos e princípios morais