Tão importante quanto ter o desempenho medido sem fazer um mero controle dos indicadores, é fazer uso dessas medições. Qual deve ser a principal utilidade das informações geradas pela medição de desempenho organizacional?
A.
A utilização como base para a promoção de ajustes e melhorias em processos, permitindo, assim, o aperfeiçoamento do desempenho organizacional.
B.
A elaboração de tabelas detalhadas referentes às operações contábeis da empresa.
C.
A elaboração de relatórios de controle que mostram apenas os dados planejados em um determinado período.
D.
A criação de sistemas de controle de custos que fornecem informações para decisões de curto prazo.
E.
A possibilidade de focar apenas na atividade que não está atingindo a meta e no controle para o alcance desta.
Respostas
Resposta:
A) A utilização como base para a promoção de ajustes e melhorias em processos, permitindo, assim, o aperfeiçoamento do desempenho organizacional.
Explicação:
As informações oriundas da medição de desempenho devem ser utilizadas para a realização de ajustes e melhorias em processos, resultando em aperfeiçoamento do desempenho organizacional. Afinal, as informações geradas pela medição do desempenho organizacional, quando bem exploradas, revelam muito sobre a situação da empresa. A partir delas, os gestores conseguem identificar em quais processos existem falhas, analisar as possíveis causas e efeitos, propor o que fazer (e como fazer) a partir da realidade da organização, mantendo uma avaliação constante e podendo, inclusive, recompensar o bom desempenho. O resultado é a melhoria constante dos processos organizacionais. O foco apenas no controle causa, em última análise, estagnação no desempenho organizacional.