Eric Hobsbawm, historiador inglês, afirma que a fé no liberalismo econômico como meio para a prosperidade em todos os sentidos “morreu” com a crise. Justifique tal afirmação.
Respostas
O historiador menciona que a fé no liberalismo econômico morreu porque a Crise de 1929 foi justamente consequência de uma falha do sistema econômico vigente, que não conseguiu se auto-regular. Para consertar os estragos causados pela Crise de 1929 nos Estados Unidos por exemplo, foi preciso uma enorme intervenção do Estado para reformar a economia e as instituições financeiras.
O liberalismo econômico
As políticas econômicas do liberalismo defendem, entre outras coisas, que o Estado intervenha na economia o mínimo possível, e que o próprio mercado é capaz de se recuperar de maus momentos sem intervenção nenhuma.
A afirmação de Eric Hobsbawm é apenas uma constatação das limitações do liberalismo naquela época, provando que essa ideologia era mais dependente da intervenção estatal do que se imaginava anteriormente. A "morte" do liberalismo é, portanto, a destituição desse modelo como um método infalível para a prosperidade, que era o que defendiam seus adeptos mais ferrenhos.
Saiba mais sobre o liberalismo econômico em https://brainly.com.br/tarefa/27083298