Respostas
Resposta:
As florestas são áreas que possuem uma alta densidade de árvores, em que as copas se tocam formando uma espécie de “teto” verde. Elas são fundamentais para a vida do ser humano.
De acordo com dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), cerca de 1,6 bilhão de pessoas ganham a vida em alguma atividade ligada às florestas, e cerca de 60 milhões de indígenas em todo o mundo dependem exclusivamente delas para sua subsistência. Elas ainda são o habitat de muitas espécies de animais e plantas.
O desmatamento, também chamado de desflorestação ou desflorestamento, consiste na retirada total ou parcial das árvores, florestas e demais vegetações de uma determinada região. Como não poderia deixar de ser, essa prática causa danos, muitas vezes irreversíveis, às populações que ali habitam, comprometendo a biodiversidade.
As consequências provocadas pelo desmatamento são devastadoras. E a primeira afetada é a biodiversidade local.
Uma vez que há a destruição das florestas, perde-se o habitat natural de muitas espécies, contribuindo para a morte de animais e até mesmo a extinção dos tipos endêmicos.
Daí derivam problemas também para a cadeia alimentar e para os ecossistemas locais. Essa perda pode impactar até as atividades econômicas, como a caça e a pesca.
Explicação: