A passagem de parâmetros para uma função ou procedimento permite que estes parâmetros se comportem conforme os dados recebidos para trabalhar. Na passagem de parâmetros por valor, a rotina/subprograma (procedimento ou função) apenas recebe os valores com os quais irá trabalhar, e esses são recebidos nas variáveis que foram definidas como parâmetros.
Considere que você precisa construir um procedimento que deve mostrar a quantidade de cada um dos ingredientes necessários para fazer brigadeiro. Para fazer 30 docinhos de bom tamanho, são necessários:
- 1 lata de leite condensado
- 1 colher de sopa de manteiga
- 4 colheres de sopa de achocolatado em pó
Você deve construir um procedimento que receba como parâmetro a quantidade de brigadeiros que se deseja fazer. A partir disso, deve calcular e mostrar a quantidade de cada um dos ingredientes para fazer a quantidade de brigadeiros recebida como parâmetro.
Respostas
Resposta:
algoritmo "brigadeiros"
var
docinhos : inteiro
procedimento ingredientes(quantidade : inteiro)
var
total : inteiro
inicio
total < - quantidade div 30
se ((quantidade mod 30) < > 0) entao
total < - total + 1
fimse
escreval("Leite Condensado: ",total," lata(s)")
escreval("Manteiga: ",total," colher(es) de sopa")
escreval("Achocolatado em pó: ", total * 4," colheres de sopa")
escreval("Total de Brigadeiros: ", total * 30," docinhos")
fimprocedimento
inicio
escreva("Digite a quantidade de docinhos que desenha fazer: ")
leia(docinhos)
ingredientes(docinhos)
fimalgoritmo
Explicação:
Ao construir uma solução computacional, muitas soluções podem atender ao objetivo, às vezes com pequenas variações de comportamento. A solução aqui apresentada considera como padrão a receita básica de brigadeiro que permite fazer 30 docinhos e apenas trabalha com múltiplos dessa quantidade.