Respostas
Resposta:
Enquanto os radicais jacobinos, liderados por Maximilien Robespierre, defendiam a destituição do monarca e a ascensão de uma República francesa, os girondinos favoreciam uma monarquia do tipo constitucional, onde o soberano dividiria o poder com conselheiros selecionados.
Resposta:
a) Jacobinos - defendiam reformas sociais.
b) Girondinos - defendiam posições moderadas.
Explicação:
↳ Enquanto os radicais jacobinos, liderados por Maximilien Robespierre, defendiam a destituição do monarca e a ascensão de uma República francesa, os girondinos favoreciam uma monarquia do tipo constitucional, onde o soberano dividiria o poder com conselheiros selecionados.
Quem eram ?
Girondinos – Representantes da alta burguesia. Querem preservar seu poder econômico e temem que as camadas populares assumam o controle da Revolução.
Jacobinos – Pequena e média burguesia e proletariado urbano, que assumem posições mais radicais em benefício das classes oprimidas.
● Durante o processo revolucionário começado em 1789, na França, os girondinos, considerados mais moderados e conciliadores, ocupavam o lado direito da Assembleia Nacional Constituinte, enquanto os jacobinos, mais radicais e exaltados, ocupavam o lado esquerdo.
Espero ter ajudado<3
(Se puder marcar como melhor resposta, agradeço.)