Segundo Sassaki (2011), o termo “Deficiência Mental” foi substituído pelo termo “Deficiência Intelectual”. Essa substituição foi feita por duas razões. Uma das razões foi que o termo “intelectual” é mais apropriado, tendo em vista se tratar de uma deficiência no intelecto, e não na mente como um todo. A segunda razão é:
Respostas
Resposta:
A segunda razão consiste em diferenciar deficiência intelectual de doença mental.
Explicação:
Especialistas desejam diferenciar a deficiência intelectual das doenças mentais, pois os termos causam muita confusão entre as pessoas; já que, segundo especialistas, não se tratam da mesma condição.
Na área da psiquiatria, as doenças mentais, no que lhe concernem, também tem sido chamadas "transtornos mentais" há alguns anos. Permanecendo, assim, o adjetivo mental (que é correto), mas o grande avanço científico foi a mudança para transtorno. Em 2001, o Governo Federal brasileiro publicou a Lei n. 10.216, de 6/4/01, sobre os direitos das pessoas com transtorno mental.
Segundo especialistas, o transtorno mental pode ocorrer em 20% ou até 30% dos casos de deficiência intelectual, mas não em 100% deles.
Resposta:A.
Para melhor distinguir entre “deficiência mental” e “doença mental”, dois termos que têm gerado muita confusão.
Explicação: