O Decreto 6.949 de 2009, feito pela presidência da República, promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência junto com seu Protocolo Facultativo, que foram assinados Nova York, em 30 de março de 2007. Essa convenção transferiu o foco das dificuldades do indivíduo com deficiência para as condições a sua volta.
NOGUEIRA, Célia Maria Ignatius; CARNEIRO, Maria Ignatius Nogueira; SOARES, Beatriz Ignatius Nogueira. Libras. Maringá: Unicesumar, 2020. (Adaptado).
Considerando o enunciado, avalie as informações a seguir.
I. Pessoas com deficiência são definidas como aquelas com impedimento de longo prazo, seja de natureza mental, física, sensorial ou intelectual. Esses impedimentos, em interação com barreiras diversas, podem impedir a participação plena e efetiva do indivíduo na sociedade de forma igualitária com as demais pessoas.
II. Sobre o direito à informação, existe uma manifestação explícita de inclusão quando define que cabe ao Estado aceitar e facilitar o uso de Braile, da língua brasileira de sinais e de todos os demais formatos de comunicação acessíveis, de acordo com a escolha da pessoa com deficiência.
III. Para contribuir com o exercício do direito das pessoas com deficiência de viverem de forma independente, os Estados devem tomar as medidas que são apropriadas para empregar professores habilitados para ensinar a língua de sinais e/ou Braile, inclusive professores com deficiência e, ainda, para capacitar profissionais que atuam em todos os níveis de ensino.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Respostas
I. A deficiência é a disfunção de algum órgão devido a alguma doença, ou a anormalidade de algum órgão ou estrutura corporal já produzida desde o nascimento. Esse conceito deve ser compreendido com clareza, pois a deficiência muitas vezes é comparada a incapacidade. Esses impedimentos podem ou não ser barreiras, pois já é entendido que esses indivíduos podem e conseguem ter acesso a lugares sociais comuns. Algumas barreiras são produzidas através do Estado, que muitas vezes não dá auxílio ou produz suportes no meio urbano.
II. Existir uma manifestação e o direito à informação é crucial para a inclusão de pessoas com deficiência. Infelizmente, alguns lugares ainda possuem ausência de uma comunicação acessível.
III. O Estado deverá funcionar como facilitador das propostas e das medidas inclusivas às pessoas com deficiência. Entre essas propostas, está a de disseminar as formas de comunicação mais acessíveis como Braile e Libras. O Estado deve capacitar professores com linguagens acessíveis para que os espaços sejam também das pessoas com deficiência. Assim, esses indivíduos podem ser capacitados, e também possuir profissões, como atuar como professores.
O conceito de deficiência
Muitas pessoas compreendem a deficiência enquanto incapacidade. Esse pensamento pode ser preconceituoso, ou até mesmo ignorante. É comprovado que com o auxílio do governo, pessoas deficientes conseguem viver de forma acessível e capacitada. Dessa maneira, é possível concluir que a busca de informações pode ser eficiente para incluirmos pessoas com deficiência no imaginário comum e até mesmo na vida, sem excluí-las por conta de um pensamento ignorante.
Entenda mais sobre o direitos das pessoas com deficiência:
https://brainly.com.br/tarefa/44595352
#SPJ1