De acordo com Nogueira e Carneiro (2020), os estudos na área da Educação Especial indicam que a parceria entre a família e os profissionais é fundamental para a promoção do desenvolvimento da pessoa com necessidades especiais, além de servir como suporte social para os envolvidos.
NOGUEIRA, Célia Maria Ignatius; CARNEIRO, Maria Ignatius Nogueira; SOARES, Beatriz Ignatius Nogueira. Libras. Maringá: Unicesumar, 2020. (Adaptado).
Com base nessas informações, avalie as asserções a seguir.
I. Os pais são os agentes principais na educação dos filhos e devem participar ativamente do processo, sendo capaz de orientar os professores sobre os programas de atendimentos educacional, social ou de saúde.
II. A principal forma de angariar a participação familiar na educação da criança especial é construindo uma parceria entre esta, a escola e a sociedade. Esse é um processo complicado e o professor deve ser o intermediador para que a família se aproxime da escola e se sinta segura ao fazer isso.
III. Um fator fundamental para que os docentes conheçam os direitos dos surdos é que, em inúmeros casos, eles são os únicos profissionais que a família consegue ter acesso, possuem conhecimento teórico-prático e tem uma serenidade emocional que as famílias demoram a conseguir em relação aos filhos com necessidades especiais.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Respostas
Resposta:D está correta ll e lll
Explicação: pág 57 e 58 do livro didático
A Educação Especial foi criada após anos de lutas de diversas frentes em favor da inclusão na educação. Com a adoção de medidas que visam dar suporte a alunos com necessidades especiais, haverá equidade na prática pedagógica . As assertivas corretas são a II e a III, portanto a alternativa 4 é a resposta adequada.
A Educação Especial:
A Educação Especial é considerada uma modalidade de ensino que tem por finalidade oferecer uma proposta pedagógica personalizada e ativa a alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e superdotação.
Com isso, a ideia é fazer com que todos tenham acesso ao mesmo ensino, corroborando com a perspectiva de ensino inclusivo. Dessa forma, instituições educacionais nos âmbitos público e privado devem se atentar a essas questões e dispor de profissionais especializados para o transcorrer de um semestre letivo proveitoso para todos.
Saiba mais sobre a Educação Especial em: https://brainly.com.br/tarefa/24221884
#SPJ2