Respostas
Resposta:
Na Europa, assim como na América do Norte como em alguns países da Ásia, é celebrado o "Valentine's Day", em 14 de fevereiro. O dia é dedicado ao patrono do amor, São Valentim.
No Brasil a data 12 de junho foi instituída como Dia dos Namorados pelo empresário e publicitário João Agripino da Costa Dória Neto, pai do ex-governador de São Paulo, João Dória. A data foi escolhida para aquecer as vendas de meio de ano e por ser um dia antes do padroeiro dos apaixonados e "santo casamenteiro": Santo Antônio (13 de junho).
Explicação:
O Dia dos Namorados não é comemorado na mesma data na Europa e no Brasil, visto que em vários países europeus a data é no dia de São Valentim, 14 de fevereiro, conhecido por ser patrono do amor e dos apaixonados.
Conta-se que Valentim, então padre, realizava casamentos às escondidas, para que apaixonados pudessem ficar juntos, principalmente antes de os homens serem convocados para a guerra.
No Brasil, a origem da data tem muito menos romantismo. Como no meio do ano não havia nenhuma data forte para aquecer as vendas e o comércio, empresários e publicitários brasileiros decidiram "criar" a data próxima à de Santo Antônio, conhecido na cultura portuguesa e brasileira como padroeiro dos casamentos. A ideia, do publicitário João Agripino Dória, foi bem aceita. Instituíram assim o dia 12 de junho como "Dia dos Namorados" gerando maior movimentação na época com a compra de presentes.