Conforme Rosseti, “A instalação da era pós-industrial, no sentido de a indústria de transformação deixar de ser geradora líquida de postos de trabalho; consequentemente, não é mais a produção industrial que gerará mais emprego, mas seus produtos. Produtos de consumo gerados por indústrias como as de equipamentos de transporte e eletroeletrônicos estão criando, em escala crescente, novos postos de trabalho “a jusante” no setor de serviços. Estabelece-se então uma nova categoria de efeito multiplicador, resultante de novos padrões massivos de procura agregada por bens duráveis, que não faz parte do arsenal convencional da macroeconomia. O forte deslocamento setorial da força de trabalho, do primário-secundário para o terciário, é um dos sinais dessa transformação impactante”.
Respostas
Acredito que a questão esteja incompleta, porém, deixarei algumas ponderações que irão te ajudar.
Produto:
Primeiramente, é algo que podemos tocar, é físico. O produto possui uma embalagem bem trabalhada, o que contribui para a geração de valor para o consumidor.
Para a fabricação de um produto, é preciso de matéria-prima.
Exemplos de produtos não duráveis: alimentos geral e roupas.
Exemplos de produtos duráveis: eletrodomésticos (TV's, geladeiras) e eletroeletrônicos.
Serviço:
É essencialmente intangível, vale dizer, não podemos tocar. Na prática, o consumo e a produção do serviço são inseparáveis, ou seja, ocorrem ao mesmo tempo.
Exemplos de serviços: pintura de um carro e corte de cabelo.
O termo “bens duráveis” pode ser definido como sendo