• Matéria: Português
  • Autor: joaogabrielcostagusm
  • Perguntado 3 anos atrás

CARTA ABERTA DA ESCOLA

Sou a escola brasileira e me dirijo a todos vocês que um dia atravessaram os meus portões como estudantes, educadores, familiares ou comunidade para compartilhar uma ideia que há muito me inquieta: preciso me transformar!

Quero mudar para fazer sentido para crianças e jovens que já nasceram no século XXI. Quero ver seus olhos brilhando de encantamento, suas mentes fervilhando de ideias e seus corações recheados de esperança com os conhecimentos e as experiências que sou capaz de lhes proporcionar. Meu sonho é me reconectar com os sonhos dos estudantes.

[...]

Percebo que a forma como me organizo segue a força do hábito e nem sempre surte o efeito esperado. São tantos anos agindo dessa mesma maneira, que tenho dificuldade de me reinventar.

[...]

Sofro ao sentir que o entusiasmo dos estudantes por mim diminui no decorrer da sua vida escolar. A animação inicial vai dando lugar ao desinteresse, à desilusão e, às vezes, até ao desprezo e à agressão. Muitos estudantes me abandonam antes mesmo de concluir a sua trajetória escolar. Outros me criticam e me depredam sem compaixão.

[...]

Tanto os estudantes, quanto a sociedade brasileira precisam de mim para realizar o seu potencial e progredir. Não posso decepcioná-los. Para tanto, é importante que eu reinvente minhas práticas, espaços, tempos, papéis e relações.

A realidade atual exige que meus alunos se desenvolvam em todos os aspectos: intelectual, social, emocional, físico e cultural. Eles têm que aprender a ler e escrever com fluência, mas também argumentar e se comunicar com diferentes interlocutores por meio de diversas mídias. Precisam saber as operações matemáticas, bem como resolver problemas de forma criativa e inovadora. Devem aprender a conhecer e cuidar de si mesmos, dos que estão à sua volta e das questões coletivas. Precisam saber sobre os fenômenos naturais e sociais, sempre utilizando esses conhecimentos com criticidade para tomar decisões éticas, solidárias e sustentáveis.

[...]

Mais do que necessária, minha transformação se faz urgente. Não posso permitir que nenhum aluno me deixe sem estar preparado como pessoa, profissional e cidadão para construir uma vida melhor para si e para o nosso país. Não posso permitir que os educadores adoeçam no exercício da sua profissão, nem que as famílias e a sociedade brasileira duvidem do meu valor.

Por isso, convido você que acredita na minha capacidade de transformar vidas a participar desse processo comigo. Escolha transformar a escola!


De acordo com a leitura dessa carta aberta, compreende-se que ela é destinada à comunidade escolar e tem como principal objetivo

despertar nesse público o interesse de transformar a escola para otimizar a experiência dos alunos e dos educadores.

convocar esse público para transformar a estrutura física das escolas, a fim de refletir a realidade dos alunos do século XXI.

promover uma revolução na educação atual, de modo que os estudantes possam concluir suas atividades em menos tempo.

expor os novos aspectos de desenvolvimento abordados atualmente na escola, a fim de manter alunos e familiares informados.

Respostas

respondido por: Anônimo
2

Resposta:

Despertar nesse público o interesse de transformar a escola para otimizar a experiência dos alunos e dos educadores.

Espero ter ajudado!

Explicação:

Eu marquei isso na minha eureka e deu certo

Perguntas similares