Leia atentamente o excerto abaixo de uma entrevista concedida por Magda Soares a Revista Desafios da Educação no início de 2019.
“O MEC demonstra intenção de recomendar, para todas as escolas do país, a adoção do método fônico para o ensino. Que avaliação a senhora faz desse movimento? Em primeiríssimo lugar, é necessário lembrar ao MEC que a escolha de método de alfabetização, como também de métodos para qualquer conteúdo de ensino, é direito assegurado por lei aos professores e às escolas. Nem é preciso justificar isso com os dispositivos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) ou do Plano Nacional de Educação (PNE). O subterfúgio de usar o verbo “recomendar” é tão ilegal quanto seria o verbo “impor”, quando essa recomendação vem associada à promessa de apoio às escolas, caso a adotem. Isso nada mais é que uma manobra para seduzir as escolas públicas que necessitam de apoio do poder público – não para intervir em suas opções pedagógicas, mas para que disponham de recursos para melhoria da infraestrutura, sempre precária; para criação ou enriquecimento de suas bibliotecas e laboratórios, a aquisição de computadores ou tablets, à introdução de novas tecnologias de ensino e, sobretudo, para remuneração justa dos professores”.
1. Com base no texto acima, nas leituras e discussões da disciplina e em pesquisas de estudo, elabore uma análise crítica, apontando os principais pontos de diferenciação entre o método fônico e o método analítico. Finalize argumentando o seu posicionamento pessoal sobre qual dos dois métodos poderiam ser mais efetivos em sala de aula
Desenvolvido na França e na Alemanha, o método estabelece relação direta entre a escrita e a fala, partindo da relação direta entre letra e som. A apresentação dos fonemas geralmente parte de palavras significativas para os alunos ou de uma palavra relacionada a uma imagem e a um som, mas esbarra na característica da Língua Portuguesa de muitas variações entre letras e sons.
Respostas
Resposta:
Explicação:métodos sintéticos são aqueles que começam a partir dos mais simples elementos do idioma (A letra ou a sílaba) para construir palavras e frases. Os métodos analíticos, por outro lado, seguem o processo oposto. Ou seja, partem da frase ou palavra para chegar à sílaba e à letra.16
Fônico
Desenvolvido na França e na Alemanha, o método estabelece relação direta entre a escrita e a fala, partindo da relação direta entre letra e som. A apresentação dos fonemas geralmente parte de palavras significativas para os alunos ou de uma palavra relacionada a uma imagem e a um som, mas esbarra na característica da Língua Portuguesa de muitas variações entre letras e sons.
Vc vai escolher um deles e dar seu posicionamento pessoal sobre qual dos dois métodos poderiam ser mais efetivos em sala de aula
Espero ter ajudado.
Método fônico é um ensino dinâmico, sendo responsável pela formação dos sons, das letras, das sílabas e das palavras. No método analítico, entretanto, as crianças reconhecem os sons das letras e tentam formular palavras sem a preocupação de que estão certas ou não.
Método fônico
- O método fônico está englobado no conjunto dos métodos sintéticos que privilegiam as correspondências grafo fônicas.
- Tem a função de dar ênfase na relação direta entre o som da fala e a escrita.
Método analítico
O método analítico é dividido nas seguintes partes:
- Palavração, onde o aluno conhece uma palavra acompanhada de uma imagem e reconhece a divisão das sílabas.
- Sentenciação, na qual o aluno visualiza e memoriza as palavras para formar novas palavras.
- Contos e historietas, método que faz com que a criança entenda que ler é descobrir o que está escrito. Além disso, decompõe pequenas histórias em partes cada menores.
Leia mais sobre método fônico e método analítico em: https://brainly.com.br/tarefa/27321483
https://brainly.com.br/tarefa/16783486
#SPJ1